Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Energia solar fotovoltaica conectada à rede dobra em um ano

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, parece haver chegado a hora da energia solar fotovoltaica no Brasil. Ações recentes do Governo Federal levam a crer que o mercado de energia solar passará por algo similar ao que vem ocorrendo com a energia eólica. Entre as atitudes que vêm sendo tomadas, podemos destacar os leilões específicos para a fonte e a Resolução nº 482 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que estabelece as condições gerais para o acesso da micro e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e ao sistema de compensação de energia elétrica.

Glauco destaca que vale lembrar que a energia solar já é empregada pelo Governo Federal há alguns anos, mas com o intuito de atender às comunidades isoladas, muito afastadas da rede de energia elétrica, dentro de programas de inclusão como o Luz para Todos. Nestas localidades, situadas principalmente na região Norte do país, é menos custoso do ponto de vista financeiro – mesmo a energia solar sendo mais cara que a energia convencional – utilizar sistemas off grid de energia solar, do que conectar estas comunidades à rede. Na atualidade, porém, a atenção do governo e dos demais agentes do setor se volta para esta fonte alternativa de energia na modalidade on grid, ou seja, por meio de sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Tais ligações, podem se dar de duas maneiras: geração distribuída, com empreendimentos menores, e geração centralizada, por meio de grandes usinas produtoras de energia.

Conforme Glauco, o país apresenta hoje cerca de 48 MW de potência instalada proveniente da fonte solar. Tendo em vista que o país possui quase 137 mil MW de capacidade instalada em operação, segundo o Banco de Informações de Geração (BIG) da Aneel, a fonte solar representa apenas 0,03% da matriz elétrica brasileira, um número pouco expressivo. O cenário tende a adquirir tons ainda mais escuros se for levar em conta somente a energia solar fotovoltaica conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN). De acordo com Glauco, são cerca de 18 MW de potência solar fotovoltaica conectada à rede. Números que se referem, obviamente, a pequenos empreendimentos de geração distribuída.

Não obstante os números baixos, a situação da energia solar já esteve em condições menos favoráveis, podendo ser considerada no momento até promissora. Para se ter uma ideia, pouco tempo após a publicação da Resolução nº 482, ainda em 2012, eram apenas três os sistemas de geração distribuída conectados ao SIN. Em 2013, este número saltou para 75. Em 2014, para 350. Segundo Glauco, dados de maio de 2015 informam que já são 670 empreendimentos de micro e minigeração ligados à rede elétrica, sendo que deste montante 631 são plantas solares fotovoltaicas. A expectativa é de que até o fim do ano seja ultrapassada a marca de mil sistemas fotovoltaicos conectados. Em relação ao número de conexões de geração distribuída por concessionárias, a Cemig é a que mais apresenta sistemas deste tipo ligados à sua rede. São 98; a grande maioria é de micro e miniusinas solares fotovoltaicas.

No que se refere à geração centralizada de energia solar fotovoltaica, ou seja, grandes usinas fotovoltaicas, o cenário é ainda mais incipiente, contudo, bem mais promissor, até por conta da maior quantidade de energia que pode ser produzida por estes empreendimentos. O principal instrumento impulsionador destes sistemas são os leilões de energia promovidos pela Aneel.

O primeiro leilão exclusivo para energia solar aconteceu no final de 2014. Na ocasião, foram ofertados cerca de 10 mil MW de energia solar, mas contratados 1048 MW a um preço médio de R$ 215 / MWh para iniciarem a operação em setembro/outubro de 2017. Para este ano, são esperados mais dois leilões específicos da fonte, em agosto e novembro. O leilão de agosto já finalizou suas inscrições e teve 382 projetos credenciados, totalizando uma capacidade instalada de mais 12.500 MW. A expectativa, no entanto, conforme Glauco, é de que sejam contratados cerca de 1.000 MW em cada certame realizado em 2015.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts