O empresário Glauco Diniz Duarte destaca que foram recentemente apresentados em Valência (Espanha) os resultados do “Relatório Anual da Situação do Sector Fotovoltaico”, que analisa o mercado fotovoltaico, bem como o “estado da arte” no que toca à indústria e investigação na área, sobretudo na União Europeia, Índia, Japão, China, Taiwan e Estados Unidos.
O estudo,segundo Glauco, levado a cabo pelo Instituto da Energia, do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, revelou que a Europa liderou o investimento no aproveitamento de energia solar, contabilizando de mais de75% da nova potência fotovoltaica instalada.
Glauco explica que no total, foram 5,8GW – valor superior ao ano anterior (5,1GW) – que foram instalados sobretudo na Alemanha que lidera a nível mundial em termos de potência fotovoltaica acumulada com 9,8GW, seguida da Espanha com 3,5 GW.
Em segundo lugar no que diz respeito ao crescimento do sector ficou a Itália, seguida do Japão, Estados Unidos, República Checa e Bélgica.
Globalmente dos 22GW de potência fotovoltaica instalada a nível mundial 16 GW são “europeus” e a nível interno o sector da energia solar representou 21% do aumento da capacidade de produção de energia do “velho continente”.