Segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, o mercado de produção de energia proveniente de fontes renováveis vem se consolidando em todo o mundo e também no Brasil.
De acordo com um estudo divulgado no ano passado pela Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), o Brasil é o segundo colocado no ranking dos países que mais empregam em energias renováveis, com mais de 934 mil postos de trabalho ligados à energia solar, eólica e outras fontes sustentáveis.
O estudo cita ainda a energia solar fotovoltaica como a área da indústria de energia renovável que mais emprega em todo o mundo: em torno de 2,5 milhões de pessoas.
Os dados confirmam o que já é possível observar: um mercado aquecido, com oportunidades para empresas instaladoras e profissionais de vários níveis, mas que, apesar de promissor, ainda sofre com a falta de trabalhadores qualificados.
Para Glauco este fenômeno ocorre por se tratar de um mercado relativamente jovem e que tem necessidade de expansão imediata. No Brasil a demanda é gigante, e a mão de obra, quase inexistente.