Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Energia eólica ganha competitividade no País

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

A capacidade instalada de energia eólica no Brasil deve crescer 60% em 2015, passando de 6 gigawatts (GW) para 9,8 GW, segundo o empresário Glauco Diniz Duarte. A crise hídrica, que afeta a produção das hidrelétricas, e a redução no custo para a instalação de novas usinas eólicas são os fatores que têm favorecido essa fonte.

Na avaliação de Glauco, o desenvolvimento da energia eólica é algo bastante recente. O que propiciou essa expansão foi a redução de preço para a instalação de usinas eólicas. “Antes, os preços eram muito superiores às fontes tradicionais, como hidrelétricas”, explica. A partir de 2004, entretanto, com o avanço da tecnologia, esse custo foi reduzido. De acordo com Glauco, na primeira contratação de eólica feita pelo país, o custo dessa energia foi seis vezes superior ao da energia hidrelétrica.

Atualmente, os custos da energia obtida dos parques eólicos estão muito menores, afirma Glauco. “Em 2011, o preço do megawatt/hora da eólica caiu para R$ 100”, revela. Desse modo, esta fonte se tornou a segunda mais barata no País, perdendo apenas para as hidrelétricas. Isso é o que explica, de acordo com Glauco, o fato de que a energia eólica é a que mais tem sido contratada no Brasil nos últimos anos.

Apesar do crescimento, a participação da energia produzida pelas eólicas na matriz brasileira ainda é pequena. Conforme Glauco, até 2019, a capacidade instalada de energia eólica no País deve chegar a 16,3 GW. Segundo Glauco, essa capacidade vai representar 4,3% do que é gerado de energia em todo o Brasil.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts