Não é segredo para ninguém que a energia solar é uma opção limpa, sustentável e renovável de energia. Mas até que ponto o inventivismo vale à pena? A energia solar ainda está no processo de popularização e para muitos consumidores ainda é inviável. A colocação de módulos fotovoltaicos já foi mais caro, mesmo assim ainda não é uma tecnologia barata. O empresário Glauco Diniz Duarte explica que um imóvel que gasta pouca energia elétrica leva muito tempo para ter o retorno financeiro. A redução do ICMS na geração da energia solar pode mudar esse quadro.
Glauco explica que na área rural o uso da energia solar é uma alternativa inevitável. Cedo ou tarde a geração de energia será uma saída para reduzir o custo da produção. Mas, nesse momento, ainda é preciso muita cautela antes de fazer o investimento. Para geração de energia solar não se pode fazer comparativos. O que pode ser bom pra você pode não ser para seu vizinho. A matemática é simples, ressalta Glauco.
Glauco acredita que a tendência é que o valor diminua com o avanço dos anos, possibilitando que muitas pessoas optem por essa alternativa em seus ambientes profissionais e residências. Certo mesmo é que com o volume de irradiação solar que a terra recebe diariamente é suficiente, em um único dia, para manter a humanidade abastecida por, pelo menos, 27 anos ininterruptos.