De acordo com o empresário Glauco Diniz Duarte, nos últimos anos, alternativas renováveis de geração de energia têm apresentado bons resultados no Brasil. Em 2014, a capacidade do País de produzir energia solar térmica aumentou para 7,71 GWth (gigawatts térmicos), o que representa um crescimento de 4,5% no ano.
A partir desse avanço, destaca Glauco, o Brasil se tornou o 5º maior produtor de energia solar no mundo. A China destaca-se com a liderança, tendo capacidade de gerar 289,52 GWth.
O segundo lugar na lista, consta os Estados Unidos, que conta com capacidade para produzir 17,1 GWth. Em seguida, vem a Alemanha, com possibilidade de gerar 12,8 GWth, e a Turquia (12,73 GWth).
Segundo Glauco, estes números, são parte de um relatório chamado Solar Heat WorldWide 2016, que utiliza dados relativos a 2014, produzido pela Agência Internacional de Energia (IEA). Essa pesquisa, leva em consideração informações apresentadas por 61 Países, que unidos representam 63% da população mundial, 95% de toda energia solar gerada no planeta. De modo geral, esses 61 Países são capazes de produzir 410,24 GWth.
Dessa forma, o Brasil segue em progresso neste setor. No site Portal Solar é possível encontrar tudo sobre Energia Solar.