GLAUCO DINIZ DUARTE – Fazenda Solar inova e reduz custos com energia em Minas Gerais
Fazenda Solar inova e reduz custos com energia em Minas Gerais. Uma iniciativa inovadora na produção de energia solar promete economia de até 10% e acesso mais fácil e rápido por meio de um modelo mais sustentável de operação para empresários de Minas Gerais, atendidos pela CEMIG.
COMO FUNCIONA?
A EBES (Empresa Brasileira de Energia Solar) busca por regiões de Minas Gerais com boa insolação e condições técnicas para construir uma fazenda solar. Em seguida, a EBES divide essa fazenda em lotes de placas solares e os disponibiliza para locação por qualquer cliente comercial de Minas Gerais, atendido pela Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais). Todo final de mês, a Cemig contabiliza os créditos de energia produzidos pelo lote e os abate da conta de luz.
O modelo se diferencia de outras propostas disponíveis no mercado, uma vez que trabalha como um plano de assinatura de lotes, sem necessidade de qualquer investimento inicial por parte do cliente. Ele só paga no final do mês, após ter recebido os créditos de energia provenientes do seu lote.
INVESTIMENTO E MANUTENÇÃO
O empresário não precisa se preocupar com investimentos em instalação ou manutenção de equipamentos porque a EBES é responsável por todo esse processo. O empresário também não precisa se preocupar em como a energia chegará ao endereço da sua empresa, porque a Cemig continua sendo responsável pela rede de distribuição, levando a energia até o cliente.
PLANOS DE ASSINATURA
Estão disponíveis dois planos de assinatura de lotes:
Pelo Plano Solar Basic. não há carência nem exigência de fidelidade. O cliente pode acompanhar pela internet a quantidade de energia limpa e renovável gerada na fazenda pelo seu lote e quanto os equipamentos do seu negócio estão consumindo. Tudo de forma fácil e transparente.
Pelo Plano Solar Plus, o cliente assume um compromisso de fidelidade por 24 meses que lhe proporciona, além do monitoramento online da geração e consumo de energia limpa e renovável (disponível no plano básico), um desconto de até 10% com os custos de energia elétrica atuais.
QUANTO CUSTA O LOTE?
Técnicos da empresa vão avaliar o perfil anual de consumo do cliente para estabelecer qual é o número de lotes necessários para atender às necessidades de cada negócio. Com base nisso, determinam o valor fixo mensal a ser pago pelo cliente por cada lote locado. Se em algum mês o lote de placas de captação solar gerar mais energia do que o necessário, essa energia se torna um crédito energético, que pode ser utilizado em até 60 meses (Veja o vídeo com mais detalhes do projeto Fazenda Solar)
CONTAS
As contas pelo consumo de energia elétrica da Cemig vão continuar chegando normalmente, mas o valor da assinatura pelo plano de energia solar será abatido mensalmente. A diferença é que a própria Cemig irá descontar, do valor consumido pelo cliente, a quantidade de créditos de energia gerados pelo lote da fazenda solar.
VANTAGENS
Além da economia, ao aderir ao plano de assinatura mais prolongado, o cliente tem a possibilidade de planejar melhor as despesas, sem ficar sujeito às oscilações decorrentes do sistema de Bandeiras Tarifárias adotado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que é atualizado de acordo com as condições de custo de geração de energia no Brasil. O cliente também terá acesso a uma energia limpa em seu estabelecimento e poderá controlar melhor a forma como consome essa energia, através de qualquer dispositvo, computadores, celulares ou tablets com acesso à internet
SELO
O uso de energia limpa, produzida e distribuída de forma sustentável pode agregar ao negócio do empreendedor um diferencial de fácil reconhecimento por clientes e consumidores. Quem assina os planos da Fazenda Solar recebe um selo de identificação que pode ser exibido para demonstrar o compromisso com o meio ambiente e com a sociedade, uma vez que além de limpa, a energia solar é a fonte de energia que mais gera emprego.
ORIGEM E FUTURO DO PROJETO
O projeto foi idealizado e implantado pela EBES (Empresa Brasileira de Energia Solar), com sede em Campinas (SP) e atuação no Brasil inteiro. A EBES é pioneira no desenvolvimento e implantação de sistemas de energia solar no Brasil.
Acionistas investiram na primeira usina R$ 5,5 milhões. Ela ocupa uma área de 2,5 hectares da fazenda e entra em operação com a capacidade de gerar até 2100 megawatts/hora de energia por ano. A estimativa é que sejam atendidos de 100 a 150 clientes comerciais de pequeno e médio portes.
Até o final de 2017 deve entrar em operação uma segunda usina na mesma fazenda, mas a projeção para o futuro é que sejam instaladas até 100 usinas, com maior porte e com capacidade de atender entre 500 e 700 comerciantes, cada uma.