GLAUCO DINIZ DUARTE – Nasa desenvolve sistema aéreo para gerar energia eólica
Nasa desenvolve sistema aéreo para gerar energia eólica. Engenheiros da Nasa trabalham na criação de um sistema de geração de energia eólica que inverte o modelo atual. A ideia é que a energia cinética do vento seja coletada por um tipo pipa, conectada por cabos a uma turbina no solo.
Hoje em dia, usinas eólicas precisam de vento para girar grandes hélices, e o movimento das turbinas acaba sendo convertido em energia elétrica. O problema nesse modelo é a inércia das enormes turbinas: boa parte da energia do vento é desperdiçada só para dar início à rotação das pás.
O sistema proposto pela Nasa reduz o problema, uma vez que o movimento da pipa no céu se dá mesmo com ventos mais fracos. Além disso, é altamente portátil, dispensando os custos envolvidos com desapropriações e construção das enormes torres de sustentação.
Segundo a Nasa, também é possível “empinar” a usina mais alto, onde os ventos são mais fortes. De acordo com David North, um dos engenheiros do projeto, é a partir dos 610 m de altura que os ventos são mais bem aproveitados.
Atualmente, os pesquisadores da Nasa centram seus esforços na evolução dos controles de voo do sistema. Para potencializar a capacidade de geração das unidades, é preciso que as pipas mantenham um padrão de voo em forma de oito. O sistema, similar ao Kinect da Microsoft, também monitora o vento e a velocidade das oscilações para manter a pipa sempre na melhor posição possível.