GLAUCO DINIZ DUARTE – Ceará terá quatro novos parques eólicos
O Grupo Servtec, por meio da empresa Bons Ventos Geradora de Energia S\A, o Grupo Ligna e o Fundo de Investimento Brasil Energia, assinaram na última sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), os três principais contratos de fornecimento para o início da construção de mais quatro parques eólicos no Ceará.
Fortaleza – O Grupo Servtec, por meio da empresa Bons Ventos Geradora de Energia S\A, o Grupo Ligna e o Fundo de Investimento Brasil Energia, assinaram na última sexta-feira, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), os três principais contratos de fornecimento para o início da construção de mais quatro parques eólicos no Ceará. O Bons Ventos (50 MW), Canoa Quebrada (57 MW) e Enacel (31,5 MW), localizados em Aracati, e o Taíba-Albatroz (16,5 MW), situado em São Gonçalo do Amarante, terão potência instalada de 155 MW, representando 12% da energia consumida atualmente no estado.
Os parques entrarão em funcionamento no próximo ano e fornecerão toda a energia produzida para a Eletrobrás, pelos próximos 20 anos, mediante o Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica (Proinfa), do governo federal. Hoje, o Ceará importa praticamente toda a energia consumida, apesar ter o maior potencial do Brasil no campo da energia eólica, com 25% da capacidade nacional de gerar energia a partir dos ventos.