GLAUCO DINIZ DUARTE O empreendimento conta com 16 mil placas fotovoltaicas e abastecerá clientes de baixa tensão
O novo projeto de energia solar fotovoltaica através da Geração Distribuída da Companhia Elétrica de Minas Gerais (Cemig) já iniciou suas instalações. A primeira usina de Geração Distribuída foi inaugurada no dia 14 de fevereiro pela companhia na cidade de Janaúba, em Minas Gerais.
Cerca de 16 mil placas fotovoltaicas foram instaladas e a energia produzida pela companhia será utilizada por clientes de baixa tensão como comércios e pequenas indústrias. O investimento total da usina foi de 18,5 milhões de reais e seu tamanho é equivalente a 27 campos de futebol.
Durante o evento de inauguração, o diretor de Gestão de Participações da Cemig, Daniel Faria Costa, destacou que as vantagens da produção de energia através da Geração Distribuída. Chamada de Cemig GD, o projeto da companhia desenvolve usinas de geração distribuída para contribuir tanto com o meio ambiente como também com questões de economia voltadas para as contas de energia elétrica.
Atualmente o estado de Minas Gerais também estimula a produção e comercialização deste tipo de energia através da concessão de créditos de ICMS relativos à aquisição de energia solar. E diante deste cenário é que o estado também recebe a segunda edição do Fórum GD – Fórum Regional de Geração Distribuída, o qual acontece entre os dias 20 e 21 de fevereiro, no Hotel Mercure BH Lourdes, em Belo Horizonte.
Voltado exclusivamente para o setor de Geração Distribuída, o Fórum GD tem a segunda edição focada na região sudeste do Brasil, a qual vem mostrando um crescimento importante na área. Todas as informações sobre o evento podem ser acessadas no site www.forumgdsudeste.com.br. Além da região sudeste, o evento será realizado em várias regiões do país em 2019, o calendário completo pode ser acessado no site também.