GLAUCO DINIZ DUARTE Energia solar fotovoltaica para agricultura: colhendo a energia do Sol!
Os altos preços da energia elétrica reduzem a produtividade do setor de produção e da agricultura brasileira. A fim de fornecer eletricidade barata em áreas remotas, a utilização da energia solar fotovoltaica oferece soluções especificamente projetadas para o setor agrícola ajudando na redução dos custos com a energia.
Geração de Energia Solar
O uso óbvio e prático da geração de energia solar é compensar a energia elétrica utilizada pelas instalações para várias tarefas, desde a iluminação até as diversas máquinas utilizadas na propriedade. Recentemente, os agricultores, os pecuaristas, e em especial os criadores de frango descobriram que a energia solar fotovoltaica contribui para reduzir seus custos gerais de energia para um gasto mínimo. Os retornos e benefícios de tal investimento são claros para todos, especialmente nas atividades onde as margens são tradicionalmente estreitas. Os edifícios agrícolas (galpões, celeiros, aviários, outros), com os seus grandes espaços no telhado ou nas propriedades com área para instalação ao solo, são ideais para a colocação de sistemas de energia solar fotovoltaica.
Bombeamento de água com energia solar
Ambos sistemas de irrigação conectados ou isolados da rede elétrica podem utilizar a energia do Sol instalando um sistema especificamente projetado para atender às exigências da bomba de água. As bombas para irrigação geralmente estão localizadas em áreas com custos altos e não confiáveis tanto para o uso de combustível quanto para a energia elétrica da rede. Os sistemas fotovoltaicos são econômicos para o abastecimento remoto de água do gado, para aeração das lagoas e para pequenos sistemas de irrigação. Investir na agricultura de bombeamento solar irá reduzir os custos com energia na irrigação e também criar segurança energética para o futuro, uma vez que a vida útil do sistema de energia solar pode fornecer energia de baixo custo por mais de 25 anos.