GLAUCO DINIZ DUARTE Trina e Canadian registram recordes de eficiência em painéis fotovoltaicos
A evolução tecnológica dos painéis fotovoltaicos ao redor do mundo parece não ter limites. Fabricantes internacionais têm investido de maneira intensa em pesquisa e desenvolvimento (P&D) no sentido de ampliar a eficiência dos painéis solares.
Duas das maiores fabricantes do mundo neste segmento anunciaram recentemente a conquista de recordes de eficiência nos painéis solares. A chinesa Trina Solar acaba de alcançar o patamar de 24,58% para a tecnologia de células fotovoltaicas monocristalinas tipo-n (TOPCon monocristalino), considerado hoje o mais alto índice já registrado no setor. O avanço tecnológico foi obtido nos laboratórios da Trina Solar e confirmados pelo laboratório ISFH, na Alemanha.
Segundo o comunicado oficial da Trina Solar na imprensa, o recorde foi alcançado em um wafer (lamina de silício cristalino ultrapuro usado como base para a fabricação da célula fotovoltaica) de 244,62 cm², a partir de um processo industrial de baixo custo com contato traseiro. A célula é bifacial, embora o registro de eficiência aqui leve em consideração apenas a eficiência da face frontal da área total.
O novo recorde bate os 24,2% da JinkoSolar para uma célula TOPCon tipo n, conquistada em janeiro deste ano. A tecnologia TOPCon gerou muito interesse entre os fabricantes graças ao seu potencial para alcançar maiores eficiências assim como a HJT e a PERC, eliminando a necessidade de se investir em linhas de produção inteiramente novas.
O outro anúncio foi feito pela gigante Canadian Solar, que também atingiu um novo marco com sua tecnologia de célula fotovoltaica monocristalina tipo-p, alcançando 22,28% de eficiência de conversão em uma wafer P5.
A fabricante combinou a pastilha P5 com outras tecnologias, incluindo emissor seletivo, passivação de óxido de silício, revestimento antirreflexo multicamada, passivação lateral de óxido de alumínio e metalização avançada, bem como um ataque químico catalisado por metal. O recorde de eficiência da Canadian Solar foi confirmado pelo Fraunhofer ISE.
Especialistas apontam que, à medida em que mais fabricantes aprimoram o processo de manufatura e inserem novos produtos no mercado internacional, essas tecnologias podem representar uma mudança significativa nos próximos anos ajudando a aumentar a energia produzida pelo painel solar e reduzindo drasticamente o seu custo.