Energia fotovoltaica é viável – Glauco Diniz Duarte
Vivemos uma época de muitas inovações. Faz tempo que as propriedades rurais eram lugar de coisas antigas. Hoje o campo está moderno, cheio de tecnologia e usa o que há de mais moderno na produção de alimentos.
E o agro foi além! Além de alimentos, uma propriedade rural pode produzir também eletricidade!
Para explicar como isso é possível, a Ponto Solar elaborou um texto exclusivo para você que tem uma propriedade no campo.
Mas antes de entramos nesse assunto específico, você sabe o que é a energia solar fotovoltaica?
O que é a Energia Solar Fotovoltaica
A Energia Solar Fotovoltaica é a conversão da luz do sol em energia elétrica.
O sistema que faz esta tarefa é composto por diversas partes. As principais são:
Os painéis solares são as placas de formato retangular que você provavelmente já viu colocado no telhado de alguma casa;
Os inversores grid tie (ou on grid) transformam a energia produzida nas placas para o mesmo padrão de eletricidade presente nas tomadas;
O relógio bidirecional mede a quantidade de energia consumida e a quantidade produzida pelo seu sistema solar.
Por que utilizar energia solar em propriedades rurais?
As propriedades rurais têm uma boa vantagem na produção de energia elétrica em comparação aos imóveis urbanos. Sabe por quê? Porque no campo há muito espaço livre!
Na cidade, o único espaço para a colocação das placas solares acaba sendo o telhado. E nem sempre eles recebem uma boa insolação. Já as propriedades rurais contam com espaço livre para que os painéis solares sejam instalados na posição em que o sol bata forte o ano todo.
Além disso, há outras características positivas na energia solar:
O sistema funciona mesmo com dias nublados e basta a presença de sol para que as placas gerem energia. Apesar da quantidade de energia produzida ser menor do que nos dias de céu limpo, ainda assim a geração de eletricidade acontece;
A manutençãodo sistema é muito fácil de fazer. Basta lavar as placas com água, esponja e detergente de cozinha uma ou duas vezes por ano para tirar a sujeira que se acumula naturalmente sobre as placas;
Os equipamentos são muito robustos e duráveis. Os bons fabricantes de equipamentos de energia solar dão garantia de 25 anos para a produção de energia!
A energia solar é limpa e preserva o meio ambiente. O processo é silencioso e não libera nenhum tipo de poluente durante a conversão da luz do sol em eletricidade.
Mas o principal benefício vem para o bolso! Gerar a própria eletricidade traz muita economia e pode fazer a fatura de luz cair até 95%!
Economizar com Energia Solar é possível?
A melhor maneira de comprovar a queda na fatura de energia é dar um exemplo de quem já instalou e já está vendo a economia acontecer.
É o caso da Vinícola Guatambu¹, localizada no Rio Grande do Sul. No local foi instalado um sistema solar com 600 placas fotovoltaicas.
Em sete meses o sistema gerou 125 mil quilowatts hora, uma média de 17,8 mil quilowatts hora por mês. Na prática, esta energia toda significou uma economia de cerca de 90% na fatura de energia elétrica para a vinícola.
Uma instalação com 600 placas é bem grande, mas existem sistemas menores que começam com 4 placas e que dão bons resultados também. A quantidade de placas necessárias é determinada no estudo preliminar feito por um engenheiro que avalia a necessidade de energia, caso a caso.
Temos aqui no nosso blog outro exemplo de uma propriedade rural com uma instalação de 8 placas soles.
Como saber se a energia solar é para mim?
Entre em contato conosco e converse com um de nossos engenheiros. Eles estão à sua disposição para tirar dúvidas e explicar o funcionamento detalhado de um sistema solar.
Além de avaliar a quantidade de placas necessárias, nosso pessoal também te ajuda com as linhas de financiamento específicas para o setor rural.