Muito tem se discutido quanto a viabilidade de se adaptar redes elétricas para serem alimentadas por energia solar. A maior parte dessa discussão provém dos avanços na produção de painéis fotovoltaicos mais acessíveis e eficientes. Nesse contexto, surgem dúvidas: quais as vantagens de um sistema de energia solar? Compensa adaptar uma rede já existente para receber energia fotovoltaica? A energia solar é mais recomendada em casos comerciais ou residenciais?
Respondendo essas perguntas, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), estima que 100 bilhões de reais serão movimentados pelo mercado da energia fotovoltaica até 2030. No caso, a estimativa considera apenas o Brasil. Sendo assim, pode-se afirmar que a energia solar é uma tendência crescente para o futuro e será cada vez mais vantajoso utilizá-la.
Por que usar energia solar?
A energia solar apresenta diversas vantagens. Primeiramente, temos a vantagem ecológica. Por esse viés, painéis fotovoltaicos são considerados fontes de energia totalmente limpas e com mínimo, ou nenhum, impacto ecológico. Em uma época em que tanto se preza pelo meio ambiente, é interessante para o governo incentivar o uso dessa tecnologia. Desse modo, podem surgir benefícios e incentivos fiscais futuramente para residências e ambientes comerciais que a adotem. No caso comercial, o uso de energia solar pode servir de marketing. Assim, promove-se o negócio como ecologicamente sustentável, atraindo e fidelizando clientes inclinados à causa ambiental.
Em seguida, outra vantagem é a economia na conta de luz. Um bom projeto de geração fotovoltaica pode garantir a alimentação de uma casa ou estabelecimento comercial durante um dia inteiro. Logo, não depende somente da energia da concessionária. Além da economia de energia durante o dia, os atuais sistemas fotovoltaicos podem prover para a concessionária o excedente de eletricidade produzido e não utilizado. A concessionária, por sua vez, lhe paga em créditos de energia que são abatidos da conta. Dessa maneira, os créditos podem ser utilizados para diminuir o custo da energia consumido durante a noite. Ou seja, você economiza na conta de luz durante o dia e a noite.
A energia solar compensa mais em estabelecimentos comerciais ou residenciais?
Em primeiro lugar, é importante salientar que a instalação do sistema de alimentação fotovoltaico exige uma área de incidência de luz. Para tanto, tipicamente são instalados em um telhado. Sendo assim, residências e negócios localizados em prédios de apartamentos e escritórios não são contemplados.
Por exemplo, considerando uma casa e uma loja, ou escritório, de mesma área, podemos fazer estimativas para responder essa pergunta. Podemos considerar que uma casa comum tem pouco consumo energético durante o dia. Isso tendo em vista que os principais consumidores de eletricidade são chuveiros, aparelhos de ar condicionado e geladeiras. Tais aparelhos são utilizados mais à noite e em dias úteis, já que os moradores geralmente estão trabalhando e/ou estudando durante o dia. Dessa forma, quase toda a energia gerada durante o dia pelo sistema fotovoltaico será convertida em créditos da concessionária, podendo suprir tranquilamente as demandas noturnas da casa.
Entretanto, para escritórios e lojas a situação é diferente, quase oposta às residências. Nesse outro contexto, o consumo será quase que totalmente de dia, durante o horário comercial. Nesse caso, o maior consumidor de energia provavelmente será o ar condicionado. Embora permaneçam ligados o dia inteiro, sistemas de ar condicionado comerciais são mais eficientes que os domésticos. Portanto, a sua demanda pode ser suprida durante o dia somente pela energia solar.
Em suma, a energia fotovoltaica é vantajosa tanto em residências quanto em estabelecimentos comerciais.
Entenda também a importância de uma Instalação Elétrica bem projetada em construções civis.
E compensa adaptar uma rede já existente?
Na maioria dos casos, mudanças na parte elétrica em construções finalizadas – ou seja, uma adaptação – tendem a ser mais caras e trabalhosas do que uma implementação durante a construção. Porém, no caso dos sistemas de alimentação fotovoltaicos, a diferença é quase inexistente! Essa facilidade se deve ao fato de não ser necessário mudar a fiação ou adaptar as estruturas da construção. Para aderir a esse sistema, basta apenas instalar os trilhos dos painéis no telhado e ligar o inversor no quadro geral. Ou seja, o trabalho e o custo de se instalar um sistema de energia solar numa casa já pronta e em uma desde o início, durante a construção, é exatamente o mesmo.
Conclusão
Concluímos então, que as vantagens proporcionadas pelo uso da energia solar tornam tal alternativa em um grande investimento. Além de diminuir os gastos com eletricidade, pode-se deixar de depender somente das alterações de bandeiras de preços das concessionárias. Com isso, é possível alcançar uma economia substancial e ajudar tanto no orçamento doméstico quanto no de sua empresa.
Além das diversas vantagens financeiras proporcionadas pelo sistema de abastecimento fotovoltaico, é importante lembrar as vantagens ambientais também. Em um mundo cada vez mais compromissado em diminuir os impactos do homem no meio ambiente e no clima, a opção da energia solar é uma das escolhas mais sustentáveis disponíveis aos consumidores de hoje.