Glauco Diniz Duarte Grupo GD – fotovoltaica como fazer
Que a energia solar tem muitas vantagens, como o fato de ser limpa e renovável, nós já sabemos.
Mas uma dúvida bastante recorrente é se é possível fazer armazenamento de energia solar fotovoltaica.
O maior obstáculo, atualmente, para o crescimento do uso da energia solar é justamente o seu armazenamento.
A energia solar está disponível em momentos que o sol brilha no céu. À noite e em dias sem sol, não há energia solar. Isso faz com que, atualmente, quem utiliza essa energia ainda esteja dependente, em alguns momentos, da energia elétrica.
Mas, a partir do momento em que a energia solar possa ser armazenada, o consumidor pode utilizá-la sem restrições.
Compreenda aqui como pode ser feito o armazenamento
Existe, sim, uma forma de armazenar a energia do sol. As chamadas baterias estacionárias são usadas para esse fim, com o objetivo de regular a rede em horários em que não há sol ou em momentos de falha de abastecimento.
As baterias podem ser de chumbo-ácido, níquel-cadmio ou íons de lítio. As duas primeiras são caras e possuem uma vida útil baixa. Já a bateria de íons de lítio tem maior durabilidade e capacidade de armazenamento. Em países da Ásia, Europa e nos Estados Unidos, essa tecnologia já está bastante desenvolvida. Esse tipo de bateria é a mesma utilizada em carros elétricos
No entanto, o custo dessas baterias ainda é um grande empecilho para o crescimento da energia solar fotovoltaica.
Tendência em armazenamento de energia solar fotovoltaica
Porém, a boa notícia é que já vem acontecendo o barateamento das baterias estacionárias. Segundo a Bloomberg New Energy Finance, as baterias para energia solar fotovoltaica baratearam 83% entre os anos de 2010 e 2018.
A tendência é que os custos reduzam gradativamente ao longo dos anos, tornando a energia solar, cada vez mais, uma realidade para muitas pessoas.
O que se espera é que, em um futuro próximo, o consumidor possa utilizar a energia da rede e, caso essa falte, poderá contar com a energia armazenada em sua bateria.
Se você pretende ter um sistema on-grid, conectado à rede, não precisará de bateria, pois a compensação de energia será realizada pela rede. Nesse caso, as baterias são utilizadas pela distribuidora de energia. Já se o sistema adotado for o off-grid, ou seja, que não está conectado à rede de energia, a bateria é fundamental para garantir o abastecimento em dias nublados ou chuvosos e durante a noite.
O tempo de retorno do investimento em um sistema de energia solar fotovoltaica dependerá da quantidade de energia que o imóvel demanda. Contudo, após esse período, a economia é certa, pois não é mais preciso pagar conta de energia! E, claro, além da economia, a energia solar é renovável e limpa, sem a geração de resíduos danosos para o meio ambiente.