Glauco Diniz Duarte Grupo GD – porque energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a microgeração de energia solar fotovoltaica apresenta um crescimento expressivo no Brasil. Dados da ANEEL mostram que a quantidade de sistemas instalados em 2017 cresceu 157% em relação a 2016.
Isso significa que um número cada vez maior de pessoas está aproveitando os benefícios da energia solar fotovoltaica.
E por que elas estão optando por produzir a própria energia elétrica a partir do sol?
Porque o investimento é recuperado em pouco tempo
Entre 5 a 6 anos o investimento é recuperado. Há quem diga que isto é muito tempo, mas é preciso ver as coisas em perspectiva de longo prazo.
A vida útil de uma placa solar é de no mínimo 25 anos, o que significa ter energia gratuita em pelo menos 19 anos após o retorno do capital investido.
Energia elétrica é um produto indispensável que usaremos por toda a vida. Poder contar com ela de forma gratuita por tantos anos é um grande benefício.
Porque aumenta a independência
As pessoas que produzem a própria energia ficam menos expostas aos aumentos de tarifa de energia.
Um imóvel que consome energia convencional sofre o impacto integral do aumento do kWh na fatura. Os consumidores de energia solar que produzem toda a eletricidade consumida pagam apenas a tarifa mínima de energia para a concessionária. Desta forma os aumentos de tarifa incidem apenas sobre esta pequena porção do consumo.
Porque a energia solar é uma fonte limpa de energia
A energia solar é amiga do meio ambiente. Durante o processo de produção da eletricidade nas placas solares não existe a liberação de qualquer tipo de poluente. Usinas termoelétricas movidas a combustíveis inflamáveis liberam gases resultantes da combustão.
O sol é uma fonte de energia limpa que durará milhões de anos, ao contrário dos combustíveis fósseis que, além de poluentes, se esgotarão no futuro.
Porque é uma maneira de inovar
O mundo é composto por pessoas ativas e reativas.
O grupo das pessoas ativas toma decisões de maneira preventiva. Age antes de ser forçado pelas circunstâncias de maneira a estar um passo à frente.
Por outro lado, pessoas reativas tendem a adotar mudanças apenas quando não lhes resta alternativa. As atitudes são tomadas quando permanecer imóvel já não é uma alternativa.
Neste momento são as pessoas ativas que estão tomando a decisão de instalar os geradores de energia solar fotovoltaicas e produzir sua própria eletricidade. Elas estão se antecipando ao movimento irreversível da adoção de uma forma limpa e sustentável de viver.