Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o que significa kwp energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o mais comum para qualquer um de nós, quando analisamos nossa conta de energia, é verificar que o consumo total está registrado em kWh e que pagamos a fatura mensalmente, ou seja, nossa despesa é calculada através da quantidade de kWh/mês que contratamos junto à nossa distribuidora.
Até aí, tudo bem! Porém, quando recebemos um orçamento solar, a proposta apresentada propõe um sistema em…. kWp.
Mas qual é a diferença entre kW e kWh, e por que meu sistema vem representado em kWp?
Antes de entendermos o que é kWh e kWp, precisamos entender alguns conceitos básicos, principalmente a diferença entre potência e energia. Vamos lá:
-
W = watt– esta é uma medida de potência dos diferentes dispositivos eletrônicos, quando em funcionamento;
-
kW, onde 1 kW = 1000 W;
-
kWh– esta é uma medida de consumo de energia, que é a potência em utilização ao longo do tempo;
Pense na televisão de sua residência, por exemplo. Se a potência dela for 100W, isto significa que a partir do momento em que ela estiver conectada à rede elétrica e ligada, ela consumirá 100W ininterruptamente até o momento de ser desligada. Porém, se estiver funcionando durante 1 minuto ou durante 1 hora, ela consumirá um total de energia diferente, certo? Portanto, se você deixá-la ligada durante 4h todos os dias do mês, quanto você pagará por isso?
Como seria o cálculo:
1) Total de horas ligadas = 4h x 30 dias = 120h/mês
2) Qual a potência da TV? 100W
3) Consumo mensal = 100 W x 120h = 12000Wh / mês
4)E como viria a informação na minha conta? Em kWh/mês, portanto se 1000W = 1kW, então 12000W = 12kWh.
A sua TV consumiria, durante esse mês em específico, 12kWh.
5) Se a tarifa que a sua distribuidora cobra for, em média, R$0,60 por kWh consumido, você pagaria nesse mês R$7,20 (que é a tarifa multiplicada pelo kWh utilizado) apenas ligando esta TV durante 4h por dia.
O mesmo cálculo é feito com todos os aparelhos eletrônicos, lâmpadas e o que mais estiver conectado na sua tomada, pois tudo sem a sua potência, e após minutos, horas ou dias ligados e funcionando normalmente, acabam consumindo energia.