Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como fazer energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, no sistema de energia solar fotovoltaico, instalados em residências e comércios, as placas solares ficam posicionadas no telhado do imóvel. Assim, ficam sujeitas à poeira e à poluição.
Em regiões onde chove bastante, a água da chuva faz com que os painéis demorem mais para acumular poeira. Porém, as placas podem acumular diversos tipos de sujeiras, como dejetos de pássaros que circulam pelo local. E isso juntamente com a poeira pode dificultar a captação da energia solar.
Por isso, é recomendado que a checagem e a limpeza das placas solares sejam feitas de uma a duas vezes ao ano, dependendo da incidência de chuva na região.
É muito importante que um profissional habilitado seja contratado para esta limpeza periódica. Até porque ele já está acostumado a realizar o serviço e conhece os materiais e produtos de limpeza, que podem ser usados sem danificar os painéis.
Quando devo fazer a manutenção de energia solar fotovoltaica?
Além da parte de limpeza das placas solares, o sistema de energia fotovoltaico demanda outros cuidados. A manutenção elétrica, por exemplo, deve ser feita a cada seis meses, assim como as instalações elétricas residenciais.
Esta manutenção de energia solar pode ser feita pelo mesmo eletricista que for contratado para averiguar a instalação elétrica da sua casa. O profissional deve fazer a manutenção preventiva de todos os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico.
Neste caso, deve-se avaliar se os aparelhos ainda estão em bom estado e se é necessária alguma substituição ou reparo. No entanto, não basta só fazer a manutenção preventiva a cada seis meses.
É importante prestar atenção se o sistema continua a gerar a mesma quantidade de energia elétrica. Caso perceba uma queda, você deve chamar um profissional habilitado para verificar e solucionar o possível problema.
Importância da manutenção de energia solar para durabilidade
Um dos pontos positivos do sistema solar fotovoltaico é a sua durabilidade. Isso garante economia na conta de energia elétrica por um grande período, desde que as manutenções sejam feitas com a periodicidade recomendada.
As placas solares ou módulos fotovoltaicos são comercializados com garantia de, pelo menos, 25 anos, com eficiência energética de 80%.
Já o inversor utilizado na instalação fotovoltaica possui vida útil de cerca de 15 anos. Mas o período pode ser maior se o equipamento receber a manutenção adequada.