Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como calcular placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar tem se tornado cada vez mais atrativa, viável e eficiente, fato que levou essa energia a um crescimento de 407% em um ano, impulsionado principalmente por painéis solares em residências. Entretanto, muitos ainda têm dúvidas sobre quanto um sistema de energia solar de fato custa.
Com o intuito de esclarecer essa questão para você, preparamos este artigo. Iniciaremos abordando o que é a energia solar e quais são as suas principais vantagens. Posteriormente, você verá como funciona o cálculo do pré-dimensionamento. Em seguida, falaremos sobre quanto custa o sistema de energia solar. Por fim, deixaremos a dica da Envo para realizar o cálculo. Confira!
A energia solar, apesar de existir desde o século XIX, só se tornou viável para o uso civil a partir da segunda metade do século XX, quando a tecnologia dos painéis melhorou a ponto de a energia produzida compensar o seu investimento. De lá para cá, a tecnologia só aprimorou e cada vez mais a energia solar tem estado em alta entre as fontes renováveis no Brasil.
Ela é conhecida dessa forma pois sua fonte de energia é a radiação solar, que é infinita, considerando que o Sol ainda tem bilhões de anos de existência pela frente, segundo cientistas.
É uma energia sustentável tanto pelo fator ecológico, pois não gera poluentes, quanto pelo fato de não gerar grandes impactos sociais e ambientais, como é o caso da energia provinda de hidrelétricas — alternativas renováveis, mas não sustentáveis.
Dessa forma, as principais vantagens que podemos apontar sobre a energia solar são: a sua adaptabilidade para diversas construções, podendo ser instalada nos telhados ou até mesmo em estacionamentos, e a economia que ela gera na conta de luz por meio dos créditos de energia.
Também podemos apontar o fator sustentável, que permite que empresas aproveitem o uso do sistema para o marketing verde. Por fim, destacamos a potencialidade que o Brasil tem para este tipo de energia, pois boa parte do seu território recebe grande insolação durante o ano todo, o que aumenta a produção de energia a partir do sistema de energia solar fotovoltaica.
Para instalar o sistema solar fotovoltaico de forma eficiente, você deve levar em consideração a demanda de energia elétrica na residência, empresa ou comércio. Ou seja, a produção de energia solar deve se adequar à necessidade do local.
Dessa forma, o primeiro passo é estabelecer uma média de consumo mensal de energia. Para fazer isso, você pode observar a conta de luz do seu estabelecimento ou residência. Caso o imóvel ainda não esteja ocupado ou esteja sendo feito um projeto de expansão, a recomendação é de que o consumo seja estimado a partir do consumo médio dos equipamentos a serem inseridos no ambiente.
A partir disso, três fatores devem ser levados em consideração ao dimensionar o tamanho do sistema solar fotovoltaico: perfil de consumo, superfície de instalação e potência a ser instalada.
PERFIL DE CONSUMO DE ENERGIA
A instalação de um sistema de energia solar fotovoltaico serve para atender à demanda de energia que uma residência, empresa, escritório ou comércio tem, sendo utilizada para abastecê-lo ou para abater da conta de energia do local.
Dessa forma, é necessário saber o consumo de eletricidade para, assim, estabelecer o número de painéis solares, capacidade do inversor e área disponível para instalação.
SUPERFÍCIE DE INSTALAÇÃO
Esse aspecto é fundamental para dimensionar o sistema solar fotovoltaico. Há várias superfícies dentro de uma edificação que podem ser utilizadas para acomodar os painéis, como em um telhado plano, inclinado ou mesmo em estacionamentos e áreas livres.
Quem pretende instalar um sistema com capacidade de produzir 250 a 300 kwh mês precisará de cerca de 8 painéis, que precisam de uma área equivalente a 14m², no caso de um telhado com inclinação. Em caso de um telhado plano ou em estacionamentos, o espaço necessário é de mais ou menos 25m², pois será necessário instalar suportes para inclinar as placas solares.
POTÊNCIA A SER INSTALADA
Por fim, você deve levar em consideração a potência a ser instalada no local, que deve ser adequada ao espaço disponível e ao consumo. Isso porque não adianta ter grande capacidade de produção se você não conseguir consumi-la. Os créditos de energia solar abatem da conta de energia, mas têm 60 meses de validade, o que torna inviável uma superprodução que almeje esse fim.
Para auxiliar você a calcular o investimento necessário, assim como mostrar a economia que pode ser gerada com a instalação de um sistema de energia solar, a Envo criou um simulador superintuitivo para você conferir essas informações.
Funciona da seguinte forma: você insere o seu CEP e o consumo médio de energia do imóvel em reais. E só. A partir daí, o sistema da Envo calcula tudo, com muito mais praticidade e conforto para você!
Sendo assim, saber quanto custa um sistema fotovoltaico é um fator fundamental para estudar a viabilidade do investimento. Caso não tenha recursos próprios, ressaltamos que vários bancos públicos e privados têm linhas de financiamento exclusivas. Converse com o seu gerente e analise a possibilidade!