Glauco Diniz Duarte Grupo GD – porque usar energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, com uma preocupação ambiental crescente e em busca de eficiência e economia, muitas empresas no mundo inteiro estão voltando suas atenções para a energia verde.
Você já se perguntou o que você e sua equipe podem fazer para seguir a mesma tendência? Neste post, vamos conversar sobre a importância de investir em sustentabilidade, como você pode incentivar essa mudança e o que a sua empresa ganha com essa preocupação. Vamos começar?
A busca por soluções sustentáveis
Aos poucos, o mundo vem percebendo que a exploração de petróleo, por exemplo, não é uma ideia que pode ser sustentada por muito tempo. Afinal, os principais combustíveis da atualidade têm reserva finita, comprometem o meio ambiente e não são tão eficientes quanto poderiam.
É por isso que, há décadas, meios acadêmicos e corporativos estudam formas de substituir alguns recursos que usamos por energia verde — também conhecida como energia limpa ou renovável.
Para entrar nessa classificação, a origem energética precisa ser infinita ou poder ser renovada (naturalmente ou por ação do homem), além de não prejudicar o ecossistema.
Felizmente, desde que essas iniciativas tiveram início, as tecnologias para captar, utilizar e reaproveitar recursos energéticos vêm avançando rapidamente e hoje já é possível implementar muitas dessas ideias dentro de qualquer empresa.
O ganho, além da preservação da natureza, tem sentido comercial. Investir em energia verde significa evoluir sem destruir e, portanto, poder usufruir por muito mais tempo.
O que você pode fazer para adotar energia verde na empresa
A princípio, talvez não pareça, mas os profissionais de TI têm um papel fundamental na migração de uma empresa para a utilização de energia verde. Afinal, é o setor que gerencia principalmente a forma como ela será utilizada para a produtividade.
A seguir, discutiremos um pouco sobre os tipos mais conhecidos de conscientização energética e como essas ideias podem ser aproveitadas na sua rotina. Confira!
Energia solar
A forma mais promissora de ter energia renovável e a mais consolidada atualmente é, provavelmente, a energia solar. Nesse caso, painéis captam a luz do Sol e armazenam a energia convertida para uso geral.
Muitas empresas já estão adotando painéis solares, que ficam cada vez mais acessíveis. O único problema é que a eficiência de captação nesses dispositivos ainda é baixa e, na maioria dos casos, inviável para uso exclusivo.
Portanto, uma boa forma de começar esse tipo de iniciativa é calcular o gasto energético da empresa e tentar adequar o uso desse método da melhor forma possível. Se o sistema for bem implementado dentro da rede geral, é possível maximizar o recurso e até facilitar essa gestão no dia a dia.
Energia eólica e hidroelétrica
Esses dois modelos de energia são comuns no Brasil (principalmente as usinas hidroelétricas). Apesar da possibilidade de causar danos ambientais em sua implementação, o funcionamento em si desse tipo de geradora é limpo e renovável, principalmente no caso das hélices.
O uso individual por empresas é bastante reduzido nesses casos. Dependendo da localização do escritório, alguns projetos de energia eólica podem ajudar, mas isso não é muito viável atualmente.
Cogeração de energia
Para projetos corporativos, a cogeração de energia é uma opção interessante e tem se tornado popular. Ela é definida pela produção simultânea de mais de um tipo de energia utilizando apenas uma fonte.
É possível, por exemplo, utilizar sistemas de gás natural para gerar energia elétrica e, ao mesmo tempo, térmica para controlar a temperatura em ambientes (eliminando a necessidade de ar-condicionado).
Esse é o tipo de iniciativa que pode servir no futuro para potencializar o uso desses recursos. Além de gastar menos, permite fazer mais com o que se tem à disposição.
Eficiência energética
Existem algumas ações que qualquer gestor de TI pode começar a pensar agora mesmo para aumentar a consciência energética dentro da empresa.
A reestruturação do espaço de trabalho, por exemplo, com aproveitamento maior da luz natural, diminui o gasto com luz. A escolha do local onde os servidores vão ficar pode ajudar no resfriamento e diminuir a conta do ar-condicionado.
Talvez o que traga mais impacto é, muitas vezes, ignorado pelo setor. A atualização de hardware com investimento em computadores certificados para eficiência energética pode parecer pouco retorno a princípio. Mas, quando você soma dezenas de máquinas otimizando o seu gasto de energia elétrica, a diferença pode ser incrível no fim do mês.
O que a empresa ganha com essa preocupação
Por que se preocupar tanto com isso? Para explicar esse ponto, listamos a seguir alguns benefícios de apostar em energia verde.
Preservação do meio ambiente
Essa é questão principal. Enquanto muita gente pensa na preservação do meio ambiente como um obstáculo para o negócio, os profissionais do futuro já pensam em como a utilização racional de recursos é fundamental para manter suas empresas em longo prazo.
A energia renovável garante funcionamento, produtividade e lucro independentemente do que aconteça no mercado. É nisso que diretores e gestores deveriam pensar hoje.
Fortalecimento da marca
A causa também tem suas questões mercadológicas — ações de conscientização ambiental tem um impacto muito positivo no público. Sua empresa pode ganhar clientes fidelizados, muito mais preocupados com a confiabilidade da marca do que com um preço ou uma condição de pagamento.
Economia de recursos
Falando especificamente da TI, economizar no uso da energia gera um impacto direto na sua gestão. O uso do sistema é otimizado, há menos desperdícios e sobram recursos para investimentos em outros projetos que você tanto quer fazer.
Cultura de inovação
A ideia é pensar no futuro. Trabalhar com energia limpa é um esforço constante por inovar e buscar soluções otimizadas para melhorar a produtividade. O resultado disso é uma cultura de inovação que se espalha naturalmente por toda a empresa.
Como profissional de tecnologia, com certeza você deve querer um ambiente para crescer e inovar, certo!? Exponha suas ideias em relação ao uso consciente de energia para sua equipe e dê o primeiro passo para esse movimento. Com uma empresa sustentável, você, sua equipe e o mundo inteiro ganham.