Glauco Diniz Duarte Grupo GD – uranio é energia renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a eletricidade passou a ser uma necessidade básica ao ser humano na modernidade. Precisamos dela para trabalhar, para nos divertir e até para produzir nossos alimentos. Para suprir as demandas de energia, ao longo dos séculos criamos métodos diferenciados de geração, que podem ser divididos entre as fontes de energia renovável e de energia não renovável.
Energia renovável é aquela produzida a partir de fontes consideradas inesgotáveis, ou seja, encontradas na natureza e sem risco de acabar a partir da exploração. Entre os métodos renováveis estão a energia solar, a energia eólica e a energia hidráulica. Todas elas utilizam recursos ambientais sem, para isso, precisar prejudicar significativamente o ecossistema, dispensando processos artificiais e gerando baixo impacto ambiental.
Por outro lado, a energia não renovável baseia-se na exploração de recursos naturais esgotáveis, que possuem alto risco de deixarem de existir em curto, médio ou longo prazos. São exemplos de fontes de energia não renováveis o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e os combustíveis nucleares. Esses métodos de geração dependem da extração ou exploração de matéria-prima escassa, gerando degradação e causando prejuízos ao meio ambiente.
Historicamente, a humanidade vem usando métodos não renováveis por muitos séculos, mas começa a sentir os efeitos da exploração ambiental. Tendências atuais têm incentivado a substituição dessas fontes por formas mais sustentáveis. Confira abaixo cinco consequências à natureza que podem ser evitadas a partir do uso da energia renovável.
Poluição do ar
Na era dos combustíveis fósseis, um dos principais problemas causados pela geração de energia é a emissão de gases poluentes, que não só prejudicam a saúde como também geram efeitos em escala global, como o aquecimento do planeta. A queima de petróleo por veículos e indústrias, por exemplo, têm resultado em problemas respiratórios nos grandes centros urbanos e no aumento da ocorrência de chuva ácida, provenientes das taxas de emissão de gás carbônico na atmosfera. A substituição de carros movidos a gasolina por veículos elétricos é uma das iniciativas capazes de causar um impacto positivo ao meio ambiente, gerando benefícios no ar e, assim, interferindo na qualidade e na manutenção da vida no planeta.
Poluição dos mares
Muito utilizado em veículos de locomoção e na produção de materiais como o plástico, o petróleo é um grande causador da poluição dos mares. Por ser formado por compostos orgânicos depositados no fundo dos oceanos, esse recurso precisa ser extraído a partir de grandes plataformas e transportados até as refinarias, onde é transformado e distribuído. Esse processo é suscetível a acidentes como vazamentos, que deixam um rastro de destruição na fauna e na flora presente nos mares. A substituição do petróleo por métodos de energia renovável diminuiria a dependência de combustíveis fósseis e, com isso, reduziria os riscos de sua exploração.
Destruição de florestas e reservas ambientais
Entre as principais fontes de energia atuais está o carvão mineral, recurso originado em áreas sedimentares, muitas vezes localizadas em regiões florestais. Sua exploração exige a criação de túneis e escavações em grande escala, gerando um impacto visual e ambiental incalculável. A extração do carvão resulta na perda significativa de áreas vegetativas, responsáveis pela oxigenação do ar. Assim, além de poupar as árvores, a diminuição do uso de carvão mineral e vegetal traria também benefícios importantes ao ar e ajudaria na precaução de consequências maiores, como o aquecimento global.
Depredação do ecossistema
A exploração de bens esgotáveis gera conflitos políticos e muitas vezes bélicos. São inúmeros os casos em que recursos como o petróleo serviram de causa para guerras e ataques. Além do prejuízo à vida humana, atos de violência têm consequências diretas ao ecossistema envolvido, gerando perdas não só para o meio ambiente, como também para a população que vivencia a situação e para gerações futuras que arcarão com as sequelas deixadas.
Riscos à vida humana, animal e vegetal
Consequências semelhantes são ocasionadas pela geração de energia nuclear, processo realizado na maior parte das vezes por meio do urânio, que é considerado um elemento esgotável no planeta. Muito utilizado em regiões com baixo potencial para outros formatos de geração energética, o método nuclear gera resíduos atômicos muitas vezes depositados no fundo do mar, além de possuir alto risco de acidentes radioativos extremamente prejudiciais social e ambientalmente.