Glauco Diniz Duarte Grupo GD – qual energia não é renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, de olho no futuro, a Alemanha volta a se destacar no cenário internacional após atingir novo recorde na produção de energia renovável. Aconteceu no último domingo, quando 74% da demanda energética do país foi consumida através de meios alternativos, como fontes eólicas e solar.
Grande parte do crescimento de energia renovável do país ocorreu na década passada, através de campanhas de incentivo. Em 2013, a Alemanha atingiu 27% de fornecimento eletricidade por meio de fontes alternativas.
Uma nova realidade
Segundo os registros, a maior taxa de utilização aconteceu entre o meio-dia e a uma da tarde, quando 43,54 gigawatts de energia renovável foram gastos, correspondendo a quase três quartos do uso no país.
A energia eólica foi o principal contribuidor, com 21 gigawatts. Os combustíveis fósseis supriram a restante procura energética do último domingo, com 26 gigawatts. Especialistas preveem que até 2050 todas as fontes de energia da Alemanha serão utilizadas através de recursos renováveis.