Glauco Diniz Duarte Grupo GD – porque investir em energia fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o setor de energia solar fotovoltaica vem crescendo a passos largos nos últimos anos e os fatores que contribuem para isso são os benefícios econômicos e sustentáveis que auxiliam no desenvolvimento desta fonte de energia renovável.
Deste modo, o Brasil possui a quinta energia mais cara do planeta, dado que influencia na adesão da energia solar fotovoltaica.
Pois somente em 2018, os clientes da RGE tiveram um reajuste de 21,55% nas faturas de energia.
E, quanto mais energia solar instalada no país, menor será a necessidade de se utilizar outras fontes de energia poluidoras, como as usinas a carvão e termoelétricas.
Assim, o que possivelmente acarreta na redução da inflação da conta de luz e, ainda, oportuniza as indústrias de energia solar a gerarem milhares de empregos.
A estimativa da Associação Brasileira de Energia Solar é que até o final de 2019, o setor gere 35 mil vagas no país.
No entanto, o Brasil só aderiu à energia solar em 2012, com a regulamentação da Resolução 482 da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica – que estabelece as condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica.