Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o que é painel solar fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, nos painéis fotovoltaicos, a radiação solar excita os elétrons de um dispositivo semicondutor, gerando uma pequena diferença de potencial. A conexão em série destes dispositivos permite obter maiores diferenças de potencial, e com isso há geração de corrente elétrica.
Embora o efeito fotovoltaico fosse conhecido desde o século XIX, foi na década de 50 – em plena corrida espacial – quando os painéis fotovoltaicos começaram a experimentar um desenvolvimento importante.
Inicialmente, usados para fornecer eletricidade a satélites de comunicação geoestacionários, eles são, agora, uma tecnologia de geração renovável.
Uma das principais virtudes da tecnologia fotovoltaica é o seu aspecto modular, sendo capaz de construir desde enormes instalações fotovoltaicas no solo até pequenos painéis para telhados.
O efeito fotovoltaico é baseado na capacidade dos elétrons, em um material, de serem estimulados e promovidos em um nível de energia mais alto. A diferença entre os níveis, denominada gap, pode ser salva em certos materiais chamados semicondutores, pelos fótons que compõem a radiação solar.
Até muito recentemente, o desenvolvimento dessa tecnologia baseava-se, quase exclusivamente, na obtenção de materiais que permitissem uma melhor eficiência na conversão da energia solar em energia elétrica.
Atualmente, os desenvolvimentos mais recentes passam por células com várias junções, que empilham células com diferentes lacunas ou concentração, que focaliza a radiação solar em direção a uma área específica, de modo que a quantidade de material semicondutor é menor.
É uma tecnologia que depende muito de pesquisas, principalmente dos materiais utilizados, portanto, no futuro, espera-se um aumento no desempenho das placas e, dessa forma, uma redução de custos.
Quais são os benefícios da energia solar fotovoltaica?
A energia elétrica gerada pelos painéis solares fotovoltaicos é inesgotável e não polui, o que contribui para o desenvolvimento sustentável, além de favorecer o desenvolvimento do emprego local.
Da mesma forma, ele pode ser usado de duas maneiras diferentes: pode ser compensado para a rede elétrica ou pode ser consumido em locais isolados onde não há rede elétrica convencional.
Por esta razão, é um sistema particularmente adequado para áreas rurais ou isoladas onde a linha de energia não chega ou é difícil ou cara de instalar ou para áreas geográficas cujo clima permite muitas horas de sol por ano.
O custo de instalação e manutenção de painéis solares, cuja vida útil média é superior a 30 anos, diminuiu significativamente nos últimos anos, conforme a tecnologia fotovoltaica se desenvolve.
Requer um investimento inicial e pequenas despesas operacionais, mas uma vez instalado o sistema fotovoltaico fornece energia livre e renovável.
Benefícios da energia solar fotovoltaica
É renovável
Inesgotável
Não poluente
Dimensionável de grandes usinas até sistemas residenciais