Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como instalar painel solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, instalar um painel de energia solar em uma residência pode ser um grande desafio para quem nunca fez esse tipo de trabalho. É preciso ter muito cuidado, por se tratar de um equipamento com um valor expressivo, para que não haja nenhum tipo de problema. A energia solar vem ganhando cada vez mais espaço e, hoje, todos buscam economizar. Com os aumentos sucessivos do custo da eletricidade, optar por fontes renováveis, como a luz do sol, tem sido a solução.
Para ajudar você a entender melhor como funciona a instalação desse tipo de equipamento e evitar ter dores de cabeça após a sua aquisição, criamos este pequeno guia. Então não perca nenhuma linha e tome nota!
Verifique a demanda energética
O primeiro passo, antes mesmo de realizar a compra dos equipamentos, é realizar um levantamento acerca da demanda energética de uma residência, empresa ou local no qual será instalado todo o sistema.
Caso não haja um conhecimento prévio das instalações, como numa casa nova que nunca foi utilizada, por exemplo, um técnico poderia chegar a uma estimativa com o número de moradores e principais usos dentro do local.
Esse número é fundamental para entender quais serão os equipamentos necessários para implantação do projeto. Outro ponto importante é o objetivo: o cliente quer suprir toda a demanda ou apenas uma parte? A resposta também influencia no tamanho do projeto e número de equipamentos.
Confira os equipamentos necessários
Um projeto de geração de energia solar é composto por uma série de equipamentos, todos eles indispensáveis para a geração de energia. Vamos listar os mais comuns.
Módulo solar
O módulo solar, comumente chamado de painel solar, é o equipamento mais famoso do sistema e permite identificar um local que gera energia solar à distância. Deve ser fixado em local de grande luminosidade e possui uma angulação ideal em relação à região.
Estrutura de fixação
Necessária para fixar de maneira segura os módulos em seu local de utilização e permite a regulagem necessária para a angulação correta para captação de energia.
Cabeamento especial
A eletricidade gerada nos módulos (painéis) solares formam uma corrente contínua, por conta disso, é preciso de um cabeamento especial para realizar o transporte até o inversor.
Inversor solar
Esse equipamento é responsável por transformar a energia gerada nas placas de uma corrente contínua para alternada, que é a utilizada em praticamente todos os equipamentos de uma empresa ou residência.
Prossiga com a instalação
Agora vamos listar um pequeno passo a passo para demonstrar como se dá a instalação de um sistema de geração de energia solar. Confira.
Verifique a disponibilidade
O primeiro ponto é encontrar um local adequado para a instalação dos módulos solares, visto que eles são o equipamento que mais ocupa espaço de todo o sistema, além da necessidade de luminosidade constante e ângulo correto.
É preciso lembrar que os módulos devem receber o máximo de luz do sol no melhor dia de verão e também no pior dia de inverno. Observe também os obstáculos que possam causar sombreamento em determinados pontos do dia.
Pense na infraestrutura elétrica
Para locais ainda em construção, é interessante que se deixe uma tubulação exclusiva, que forneça acesso do telhado até o local onde será instalado o inversor, para passagem dos cabos fotovoltaicos.
Caso o local já esteja construído, é recomendado, por razões de segurança, criar uma tubulação exclusiva para o sistema de energia solar. Outro ponto fundamental é a solicitação de acesso junto a concessionária de energia, que terá cerca de 15 dias para se fazer presente no local para análise.
Busque fornecedores de confiança
O mercado de energia solar tem se desenvolvido muito bem em nosso país e, hoje, já não é necessário buscar equipamentos importados para realizar a criação de sistemas fotovoltaicos.
É possível encontrar empresas nacionais que fabricam ótimos equipamentos e contam com a confiança do mercado. É importante conferir o selo do InMetro em cada um para comprovar sua qualidade. A ecoSolys é uma das empresas que têm se destacado na área nos últimos anos, fabricando equipamentos para sistemas fotovoltaicos de qualidade e alcançando o reconhecimento dos clientes.
Preocupe-se com a segurança
O item segurança deve estar presente dentro da agenda do profissional o tempo todo. O instalador deve criar um checklist com tudo que vai precisar durante uma instalação para que não tenha de correr riscos.
É preciso lembrar que essa atividade é quase sempre realizada em telhados, ou seja, é uma combinação de eletricidade com altura, o que exige maiores cuidados para evitar qualquer acidente.
Eduque o cliente
Não basta apenas realizar a instalação dos equipamentos, é preciso manter uma conversa com o cliente, explicando a ele todas as funcionalidades do sistema que acabou de adquirir.
Nesse momento é preciso repassar todas as orientações acerca de boas práticas e cuidados que o cliente deve ter para manter todo o sistema que acabou de adquirir funcionando perfeitamente.
Acompanhe a vistoria
O último passo é realizar o acompanhamento da visita técnica da concessionária de energia que dará o aval final sobre o novo sistema e realizará a troca do medidor de energia.
Após isso é preciso observar o comportamento de todo o sistema durante a geração de eletricidade e seu funcionamento junto a rede da concessionária, para evitar qualquer imprevisto.
O acompanhamento se faz necessário, pois muitas vezes os funcionários da concessionária não têm conhecimento sobre o assunto e acabam por realizar medições de forma errônea.
Realize manutenções periódicas
Após finalizar a instalação e acompanhar a visita técnica da concessionária, é preciso orientar o cliente acerca das manutenções periódicas. Agendando visitas de acordo com o local no qual estão instalados os módulos solares.
Caso se encontrem em pontos de grande movimento de veículos e poluição, serão necessárias mais visitas para manutenção, por exemplo. Já em locais de menor incidência de poluentes, as vistorias podem ser mais espaçadas.