Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como instalar painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, instalar energia solar sem nenhum preparo, pode ser algo muito perigoso, já que a facilidade em comprar um sistema fotovoltaico, está bastante fácil.
Pois várias empresas acabam disponibilizando os famosos kits de energia solar, e não fornecem qualquer auxílio ou orientação sobre como proceder com a respectiva instalação.
Logo, a sensação que fica, é de um procedimento fácil a ser executado, e realmente, é fácil, porém é preciso saber dos riscos que uma pessoa despreparada corre ao realizar esse tipo de instalação.
Os riscos vão além de um possível ferimento, porém o manuseio irregular pode comprometer o sistema como um todo, fazendo com que o consumidor perca dinheiro.
Nesse artigo vamos explicar as principais consequências de quem opta em se aventurar sem nenhum preparo ou apoio de um profissional capacitado.
DIMENSIONAMENTO INADEQUADO
É necessário saber da dimensão de seu sistema, pois cada propriedade é trabalhada de formas diferentes.
Então, antes de adquirir seu kit de energia solar, é de extrema importância levantar todas as informações necessárias, como quantas placas solares o seu projeto vai precisar, o tamanho correto de todos os cabos, o inversor fotovoltaico adequado, além de cálculos matemáticos que são específicos ao trabalho em questão, e que são realizados por engenheiros capacitados.
Caso você não tenha essas informações corretas e detalhadas, pode acontecer de você investir tempo e dinheiro à toa.
Afinal, caso você poderá instalar energia fotovoltaica, além do necessário ou a menos.
ACIDENTE EM ALTURA AO INSTALAR ENERGIA SOLAR
Uma etapa perigosa durante o processo de instalação, é no momento dos painéis solares fotovoltaicos.
Pois envolve trabalho em altura, já que eles são instalados em cima dos telhados.
Nunca realize esse tipo de trabalho, por conta em risco, pois a responsabilidade cairá inteiramente pra cima de você, caso ocorra um acidente.
Sempre contrate uma empresa para essa função, pois eles contam com treinamentos que seguem as Normas Regulamentadoras, nesse caso a NR 35 – Trabalho em Altura, além deles possuíres os EPIs – EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
CHOQUES ELÉTRICOS
Já que citamos as NRs, existem uma especificamente para trabalhos que estejam ligados diretamente as instalações elétricas, que no caso é a NR 10.
E de acordo com a norma, ela obriga que a pessoa que estiver exercendo uma função como essa, deverá ser um profissional qualificado, habilitado e treinado da maneira correta de acordo com as normas.
E claro, esses profissionais que trabalham em instalar energia solar, também possuem EPIs apropriados para a função, a fim de evitar choques elevados e lesões graves.
Portanto, se você desejar se arriscar, deverá arcar com a compra dos EPIs cujo não são baratos, e você dificilmente irá utiliza-los novamente.
Se submeter a um risco possivelmente fatal não vale muito a pena, então procure sempre contar com profissional experiente que entenda do assunto para auxilia-lo.
ERRO NO PROCESSO DE INSTALAÇÃO
Os erros de instalação são bastante comuns para quem nunca manipulou sistemas fotovoltaicos.
Por isso estude bem seguindo sempre orientações profissionais, da melhor maneira de instalar todos equipamentos do kit de energia solar.
É bem levar todas as informações a sério, pois pode ser crucial no funcionamento do sistema energético fotovoltaico.
Como já foi dito, uma manipulação realizada por quem não é experiente, além de correr o risco de choques elétricos, você pode expor a sua propriedade em danos mais graves como um incêndio ocasionado por um curto circuito.
PREJUÍZOS FINANCEIROS AO INSTALAR ENERGIA SOLAR
Além dos perigos de se envolver em acidentes graves e em algumas vezes até fatais, existem também os perigos financeiros, que por sua vez pode custar caro para o consumidor.
Pois a instalação incorreta, pode acarretar na na perda total dos equipamentos caso eles queimem, além de prejudicar todo o sistema energético de sua propriedade.
Assim sendo, mesmo que pareça fácil a instalação, ao começar a instalação por conta, logo se percebe da complexidade de todo o sistema.
Pois sim, é fácil, para aqueles que se qualificaram e que possuem certificação específica para esse tipo de função.
Nunca, jamais hesite em contratar uma empresa especializada no processo de instalação, não se vale a pena se expor a um risco sem necessidade.