Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como fazer painel fotovoltaico
Passo a Passo para adquirir seu Sistema Fotovoltaico em BH
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, talvez uma das partes mais importantes de todo o sistema de energia proveniente do sol é justamente a produção dos módulos fotovoltaicos, popularmente conhecidos como placas ou painel solar, que garantem que tudo isso possa funcionar adequadamente.
A questão é que muitas pessoas não compreendem como isso acontece, como a produção de placas de painel solar se dá e como isso é fundamental para todo o processo. Assim sendo, a seguir nós vamos explicar como isso se dá, para que você compreenda mais sobre o sistema de energia solar e as peças que o movem!
O que deve ter para que aconteça a produção das placas de painel solar?
1 – Células fotovoltaicas
Essas células são capazes de fazer o painel solar funcional, justamente porque são responsáveis pela transformação da luz do sol em energia elétrica. Elas normalmente são responsáveis por mais da metade do custo de um painel solar e contam com dimensões de 185 mícrons de espessura, o que é menor do que 2 mm.
A sua produção se dá através do uso de cristal de silício, que é manuseado com cuidado justamente porque trinca com extrema facilidade. O painel solar como um todo tenta proteger essas células, para que elas se mantenham intactas e permitam que o sistema de energia solar funcione com plenitude por muito tempo.
2 – Vidro fotovoltaico
Esse vidro é utilizado somente em painéis solares, porque tem baixo teor de ferro e reflete menos os raios solares, fazendo com que o máximo de energia solar possível seja absorvida.
Eles são temperados e tem de 3,2 mm a 4 mm de espessura e são revestidos com uma substância totalmente anti-reflexiva. Eles resistem às chuvas fortes e até mesmo ao granizo, dando total proteção às células fotovoltaicas!
3 – Filme encapsulante
Faz parte também da produção das placas de painel solar o filme encapsulante, que serve para proteger as células fotovoltaicas do envelhecimento que poderia ser causado pelos raios UV, pelas temperaturas extremas e até pela umidade.
Eles garantem que o máximo de luz atinja essas células, o que permite que mais energia seja produzida por todo o sistema em questão, sendo então parte importante de todo seu funcionamento.
4 – Backsheet
É um filme branco, que serve justamente para passar parte de trás do painel solar, e protege a parte interna do painel, garantindo que essas peças não serão deterioradas com o tempo e as condições climáticas.
Além disso, ele também serve como um isolante elétrico e tem uma composição bem robusta, de mais ou menos 3 camadas. A aparência é de um filme plástico grosso, mas sua tecnologia é certamente bem mais aprimorada.
5 – Caixa de junção
A produção das placas de painel solar depende muito da caixa de junção, que é um gabinete onde ficam as células fotovoltaicas que estão interconectadas. Ela fica colada na parte de trás do painel com silicone ou fita dupla face especial, e a ideia é que ela traga segurança para todo o painel.
6 – Molduras de alumínio anodizado
Essas molduras são colocadas ao redor do painel, e são criadas para garantir que o painel fique inteiro e intacto mesmo com o passar do tempo e mesmo com a severidade das condições climáticas.
Ela ajuda a proteger o painel durante a sua instalação e também assegura que ele não fique torto, o que acabaria trincando as células fotovoltaicas e seria muito prejudicial para todo o sistema.
Sendo assim, essa moldura não deve ter uma espessura jamais inferior a 4 cm e deve ser anodizada, de modo que esses painéis durarão por muito tempo. O valor delas costuma corresponder a 8% de todo o painel em questão, o que não chega perto de tudo que se gasta para produzir as células fotovoltaicas, mas serve justamente para mantê-las intactas, então se justifica!
Como é a fabricação?
A fabricação ocorre em um processo bem longo, que envolve o uso de tecnologia automatizada de altíssima precisão, mas também conta com o trabalho manual de pessoas extremamente preparadas para cumprir a função.
Além disso, nenhum painel vai ser instalado sem que antes seja feita uma bateria de testes, para garantir que ele vai poder cumprir a função a qual se destina de forma realmente eficaz!
É importante dizer que a empresa fabricante é responsável por todo o processo de produção, garantindo a integridade de todo o sistema e o funcionamento, seja na sua empresa ou residência!
Como você pode ver a produção das placas de painel solar é uma parte muito importante da produção de energia solar através do sistema fotovoltaico, e vale a pena conhecer o processo para entender o quanto ele é complexo e o quanto se justificam os investimentos feitos para tê-lo nos ambientes que você desejar!