Glauco Diniz Duarte Grupo GD – modulo e painel fotovoltaico
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, em um projeto de geração de energia solar, deve-se atentar para a melhor maneira de se instalar os painéis fotovoltaicos, a fim de otimizar o potencial do equipamento e minimizar as perdas. Vejamos agora algumas dicas simples para que a capacidade do seu equipamento seja aproveitada ao máximo.
Para a instalação perfeita de um projeto fotovoltaico é importante se considerar 3 pontos:
1º – A posição dos módulos fotovoltaicos;
2º – A angulação dos módulos fotovoltaicos;
3º – O sombreamento da área onde será instalado o projeto.
POSIÇÃO DOS MÓDULOS FOTOVOLTAICOS
A posição ideal para instalação de módulos fotovoltaicos no hemisfério sul é voltada para o norte, para a linha do equador a 0°. Portanto, se você possuir um telhado voltado para o norte será a melhor opção de instalação para um projeto fotovoltaico, não se preocupe se o seu telhado estiver posicionado para outra direção, no caso de leste ou oeste a perda ficará em torno de 10%, já se estiver posicionado para o sul, a perda será em torno de 25%, esses números são considerados para o estado do Paraná, para outros estados é necessário que o projetista faça o cálculo para descobrir a quantia de perda exata.
ANGULAÇÃO DOS MÓDULOS FOTOVOLTAICOS
O ângulo ideal para inclinação dos módulos fotovoltaicos tem que ser igual a latitude do local de instalação. Por exemplo, a latitude na cidade de Mandaguari, é de 23°, portanto, a melhor posição possível para um painel fotovoltaico instalado em Mandaguari seria a seguinte: Face Norte a 23° de inclinação.
É importante pontuar aqui que o seu projeto certamente terá uma produção diferente dependendo da estação do ano, no inverno terá uma produção menor, pois o sol passará mais baixo, já no verão a produção será melhor pois o sol passa mais alto, lembrando que essa é uma maneira lúdica para explicar o movimento do sol, na verdade quem se movimenta, quem gira é a terra.
O projeto que não segue esta regra para inclinação é o Tracker, ou seguidor solar, essa é uma estrutura de instalação mais utilizada para geração centralizada, em usinas, ela é instalada ao contrário, voltada para leste. A estrutura toda é regida por motores e algoritmos que acompanham o movimento do sol, até se pôr do lado oeste, esta estrutura pode gerar entre 5% e 30% a mais de energia, comparada a estrutura fixa, essa produção a mais depende da região de instalação e da estação do ano.
SOMBREAMENTO DA ÁREA
Este ponto é muito importante, caso não seja avaliado corretamente pode acarretar perdas de até 75% de geração de energia, o sombreamento de uma célula solar restringe o fluxo de elétrons pelo módulo, assim, a corrente é reduzida.
Se a instalação seguir estes pontos citados, certamente a produção de energia do seu projeto fotovoltaico será a melhor possível.