Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como funciona usina fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, uma cooperativa de energia solar é o conjunto de várias pessoas (consumidores) para a instalação de um sistema fotovoltaico. Esse sistema será compartilhado entre todas as partes que fazem parte da cooperativa.
As regras para facilitar o acesso de consumidores à geração da própria energia têm incentivado ainda mais a criação de cooperativas. Consequentemente, o número de pessoas que passaram a se beneficiar com a energia solar cresceu significativamente.
Sabendo do atual momento pelo qual o país está passando, é interessante a busca por alternativas que nos ajudem a economizar. Especialmente de formas que não agridam o meio ambiente e, obviamente, maneiras acessíveis financeiramente.
Cooperativa de Energia Solar
Uma das principais vantagens da cooperativa de energia solar é que toda energia excedente poderá ser transformada em créditos. Assim, os cooperados e consorciados em outras unidades distantes da unidade geradora, por exemplo, podem se beneficiar com a redução nos gastos na conta de luz.
Quando falamos em cooperativa de energia solar, falamos em várias pessoas juntas em prol de um bem maior. Como você já sabe, a energia solar fotovoltaica é um sistema de produção de energia limpa, sustentável e inesgotável.
Por todos os seus benefícios, a produção de energia renovável está se popularizando e se tornando tendência. Motivos suficientes para acreditar que cada cooperativa de energia solar tem importante papel nesse crescimento.
É bom para todo mundo
De acordo com Daniel Vieira, especialista em regulação da Aneel, por causa das cooperativas os consumidores puderam passar a contar com mais uma forma de produzir a própria energia e usufruir dos créditos.
Não apenas, para o analista de gerência técnica da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Marco Olívio Morato de Oliveira, esse tipo de cooperativa de energia solar chega a economizar até 30% para sua implantação.
Como criar uma cooperativa de energia solar
Vieira também explica que para se compor e criar uma cooperativa de energia solar é preciso reunir um grupo de pessoas ou três empresas e identificar o consumo atual de cada uma. Ao concluir esta etapa, as partes interessadas devem entrar em contato com uma empresa especializada, como a Strom, para obter uma avaliação precisa e encontrar a melhor e mais viável alternativa para cada caso.
Com a decisão de qual o melhor sistema fotovoltaico para a cooperativa, será feita a instalação completa. Além de ser informada à concessionária de energia da sua cidade sobre a divisão da energia gerada entre os consumidores.
A partir do momento que a instalação é realizada, os cooperados e consorciados poderão desfrutar da economia e de todos os benefícios gerados pela energia solar fotovoltaica, no mínimo, pelos próximos 25 anos.
Cooperativa de energia solar personalizada
As empresas responsáveis pela instalação dos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica são capazes de dimensionar o equipamento necessário de acordo com as necessidades específicas de cada cliente.
Dessa forma, é possível gerar energia para diversos tipos de locais, a exemplo de casas, comércios, empresas, apartamentos, áreas comuns, etc. Os sistemas podem ser instalados, inclusive, em locais externos.
E mais, de acordo com dados da Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica], estima-se que a geração de energia solar fotovoltaica pelo próprio consumidor tende a crescer e deve chegar a 1,2 milhão de unidades consumidores, só no Brasil, até 2024.