Glauco Diniz Duarte Grupo GD – como limpar placa solar fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, entre os principais tipos de energia renováveis, como a energia maremotriz, geotérmica, eólica, hídrica, biomassa, biodiesel, biogás e etanol, a energia solar é uma excelente escolha. Limpa, sustentável e inesgotável, a energia elétrica e térmica gerada por meio de painéis fotovoltaicos tem ganhado cada vez mais adeptos no mercado.
Para gerar esse tipo de energia, extremamente mais barata, é necessário investir inicialmente em equipamentos adequados para captar, converter e distribuir ou armazenar a energia. Este é um investimento 100% recuperável em curto ou médio prazo, dependendo do volume de consumo de energia da edificação e dos cuidados de manutenção.
Como todo investimento em estrutura física, é necessário cuidar da sua manutenção para evitar a deterioração precoce dos equipamentos, que pode reduzir sua durabilidade e comprometer a capacidade produtiva de todo o sistema.
Conheça os principais cuidados na manutenção de sistemas solares fotovoltaicos e prolongue a vida útil da sua instalação, aproveitando o máximo da energia solar.
Passo a passo da manutenção de painel solar
A correta instalação pode reduzir bastante a necessidade e a frequência de manutenção de sistema solar fotovoltaico.
O primeiro passo deve ser a escolha adequada do local e do modo de instalação, que devem privilegiar o escoamento perfeito da água da chuva, permitindo a limpeza natural dos módulos fotovoltaicos.
Também é interessante evitar a proximidade de árvores ou arbustos que venham a reduzir a captação de energia solar em função do sombreamento causado por eles, ou pela queda de galhos e folhas.
Manutenção preventiva
A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica basicamente se resume a uma boa limpeza periódica dos painéis solares e tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema.
O que pode sujar os painéis fotovoltaicos?
Folhas, galhos, fuligem, dejetos de aves e outros pequenos animais, poluição, poeira, além de outros tipos de partículas presentes no ar e orvalho.
Qual a consequência do acúmulo de sujeira nos módulos solares?
A sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas dos módulos solares pode reduzir a efetividade do painel, comprometendo a produção de energia e causando perdas de até 25% da geração.
O acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode ocasionar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e causar corrosão nos painéis, reduzindo sua vida útil, que normalmente é de 25 a 30 anos.
Como fazer a limpeza em painéis fotovoltaicos?
A chuva já faz boa parte da manutenção de sistema solar fotovoltaico, lavando frequentemente a superfície dos módulos. No entanto, uma limpeza manual periódica é necessária.
Limpeza manual
A limpeza manual do sistema de energia solar não exige mão de obra especializada, podendo ser realizada pelo próprio usuário, seguindo alguns critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante.
A principal e unânime regra de segurança é realizar a limpeza apenas quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.
Periodicidade
É recomendável limpar os módulos solares uma vez por ano, ou a cada seis meses, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local, que vão causar maior ou menor acúmulo de sujeira sobre as placas.
Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente.
Produtos
Para que a limpeza não prejudique o sistema é aconselhável utilizar apenas água e um pano limpo ou uma esponja limpa com cerdas macias.
Por questões de segurança, não deve ser utilizado nenhum produto químico, abrasivo, item perfurocortante ou pressurizador com jato direto, para evitar danos à superfície dos módulos solares.
Posição
Não se apoie ou empregue força sobre os painéis solares. A limpeza do sistema deve ser feita suavemente e, de preferência, do chão, por meio de um acessório longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos.
Manutenção preditiva
A manutenção preditiva do sistema de energia solar consiste em realizar uma inspeção visual periódica no painel a fim de identificar arranhões, manchas, rachaduras ou indícios de quebra.
Além disso, é necessário acompanhar frequentemente os índices de desempenho da usina, como a variação da potência pico e o total de energia produzido em diferentes condições pluviométricas, para verificar se o sistema está funcionando corretamente.
As simples observação e análise do sistema solar fotovoltaico podem ser feitas pelo próprio usuário, reduzindo os custos com manutenção corretiva ao identificar possíveis danos logo no início.
Manutenção corretiva
Se mesmo após a limpeza dos painéis fotovoltaicos for identificado baixo rendimento da usina, é recomendável acionar a assistência técnica especializada para realização de diagnóstico profissional e reparo técnico do sistema.
Em nenhuma hipótese o usuário deve subir no telhado e desmontar o sistema por conta própria.
Manutenção de sistema solar fotovoltaico: vantagens
Ao cuidar da manutenção preventiva e preditiva dos módulos solares, você garante um funcionamento eficaz do seu sistema de energia fotovoltaica, reduzindo os custos com eventuais reparos ou reposição de peças, aumentando o aproveitamento da energia solar e ampliando a vida útil do sistema.
Mantendo as ações de limpeza e inspeção periódicas, os custos com a manutenção de sistema solar fotovoltaico tornam-se praticamente nulos.
A manutenção de sistema solar fotovoltaico é eventual e muito simples de ser realizada.
Assim, os usuários têm autonomia de uso por longos períodos de tempo sem precisar se preocupar com necessidade de reinvestimentos no sistema.
Essa praticidade e economia reforçam a energia solar com uma fonte de energia sustentável, perfeita para as necessidades urbanas e rurais, em imóveis residenciais, industriais e comerciais.