Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o que é fotovoltaica solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia fotovoltaica é um adjetivo para identificar tudo o que tem a ver com energia fotovoltaica e o efeito fotovoltaico, mais especificamente. Este conceito de energia solar refere-se à geração de eletricidade através da luz solar.
O significado de fotovoltaico vem da composição de fóton e volt.
Um fóton é a partícula que carrega todas as formas de radiação eletromagnética, incluindo a luz visível. Por outro lado, um volt é a unidade de corrente elétrica. Dessa maneira, é fácil deduzir a relação entre luz visível ou radiação solar com a geração de energia elétrica ou eletricidade.
Nos referimos ao efeito fotovoltaico em tudo relacionado à obtenção de energia através da ação da luz. A fonte de luz mais utilizada para instalações fotovoltaicas é a que vem do Sol, ou seja, energia solar.
qual é a energia fotovoltaica?
A energia solar fotovoltaica é um método de obter energia elétrica graças aos painéis solares.
É uma energia renovável. Toda a quantidade de energia gerada vem do Sol. Por esse motivo, é considerada inesgotável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, a produção de eletricidade não emite gases de efeito estufa.
Um painel solar é um conjunto de células fotovoltaicas ou células solares. As células fotoelétricas são responsáveis por aproveitar os raios do sol. São dispositivos que, ao receber os fótons, ficam excitados, fazendo com que os elétrons pulem. Esses elétrons geram uma pequena diferença de potencial.
Essa propriedade é chamada de efeito fotovoltaico.
Classificação e tipos de energia fotovoltaica
Os sistemas fotovoltaicos são divididos em 2 famílias grandes:
-
Sistemas isolados: eles não estão conectados a nenhuma rede de distribuição elétrica.
-
Plantas conectadas à rede elétrica.
Um caso particular de um sistema isolado é o chamado “híbrido”. Os sistemas solares híbridos permanecem conectados à rede de distribuição, mas usam principalmente seus recursos. Eles também podem trabalhar com outros sistemas. Por exemplo: solar térmica, eólica, mesmo com gerador elétrico.
Pode acontecer que nenhuma das fontes esteja disponível ou o acumulador seja baixado. nesse caso, o sistema está conectado à rede elétrica.
Sistemas fotovoltaicos autônomos
É usado em instalações isoladas de outras fontes de energia. Ou seja, locais onde a rede elétrica não chega por nenhum motivo. Nesse caos, a energia fotovoltaica é uma boa solução.
Os principais componentes de um sistema fotovoltaico isolado são:
-
Campo fotovoltaico, designado para coletar energia através de módulos fotovoltaicos.
-
Bateria ou acumulador de armazenamento, consistindo em uma ou mais baterias conectáveis recarregáveis. As baterias permitem reter a carga elétrica fornecida pelos painéis solares.
-
Automação de gerenciamento: é uma unidade que pode alternar automaticamente entre diferentes fontes renováveis.
-
Regulador de carga. O regulador coleta e gerencia a energia para mantê-la dentro de certos limites de segurança.
-
Inversor ou conversor CC / CA.
As tensões mais utilizadas no campo fotovoltaico são 12 ou 24 V.
Acumuladores
O acumulador é geralmente composto de monoblocos. Eles também podem ser elementos individuais projetados para cargas e descargas profundas e cíclicas.
Baterias automotivas não são recomendadas. Apesar de funcionar corretamente, tem uma vida útil baixa. Ou seja, eles toleram menos ciclos de carga e descarga em comparação com os acumuladores projetados para esse tipo de uso.
No caso de instalações de acumulação de postes ou altura, as baterias do carro não podem ser usadas. Qualquer vazamento de eletrólito pode causar danos a pessoas, animais e propriedades. Por exemplo, em sistemas de iluminação pública ou similares.
Nessas instalações, acumuladores especiais são usados nos quais o eletrólito líquido é substituído por um gel especial.
Controladores de carga elétrica
O controlador de carregamento é um dispositivo eletrônico e deve desconectar-se automaticamente nas seguintes condições:
-
A tensão fornecida pelos módulos é menor que o mínimo dos acumuladores de carga.
-
Recarga completa. Derivação da corrente elétrica gerada diretamente no inversor.
-
Descarga total. Bateria esgotada e possível desvio para o inversor.
Energia solar térmica
Em sistemas autônomos, a combinação de painéis solares fotovoltaicos com coletores solares também é frequente. Os coletores solares permitem transformar a radiação solar em energia térmica. Estes sistemas são utilizados para obter água quente sanitária ou aquecimento. Isso é energia solar térmica.
A energia térmica solar é baseada no uso de energia solar, transformando-a em energia térmica.
Desconto na conta de luz da Cemig!