Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o que é energia eólica renovável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o uso da energia fotovoltaica na construção civil ainda é algo recente, porém essa fonte de energia elétrica gerada através da radiação solar, está cada vez mais se destacando no período atual. Isto se deve a sua importância de ser uma opção limpa, renovável e sustentável ao meio ambiente.
O consumo de energia elétrica nacional numa construção civil, responde por mais de 50% (EPE). Sendo assim, desde a fase de projeto até durante a vida útil da edificação, os gastos em energia são grandes. Além disso, os geradores convencionais de eletricidade, também apresentam altos gastos e principalmente um impacto ambiental mais intenso.
Sendo assim, a opção de energia solar fotovoltaica pode ser facilmente integrada a edificação, trazendo uma construção com maior sustentabilidade, mais limpa e de fator renovável.
-
Funcionamento do sistema de energia solar fotovoltaico
Atualmente, o Brasil possui mais de 144.000 sistemas fotovoltaicos espalhados pelo País, e possuindo diversos tipos e tamanhos de unidades consumidoras.
Os módulos fotovoltaicos são compostos por células solares (responsável pela conversão direta da luz em eletricidade) feitas de materiais semicondutores. São produzidas com uma camada positiva e uma camada negativa, que juntas, criam um campo elétrico.
Aos fótons atingirem a célula solar do painel, eles liberam os elétrons em excesso dos átomos da camada negativa, que passam pela camada positiva, criando assim, um circuito elétrico. Aos elétrons passarem pelo circuito, gera a eletricidade necessária e sustentável para a edificação.
-
Benefícios da energia fotovoltaica dentro de um projeto de engenharia civil
Assim, de acordo com a Aneel (Agencia Nacional de Energia Elétrica), o Brasil apresenta um dos maiores potenciais de geração de energia fotovoltaica do mundo, tendo isso como ponto positivo a uma possível tendência.
Esse projeto é muito utilizado por pessoas que optam por uma alternativa energética sustentável e mais acessível ao bolso ao realizarem um projeto dentro do contexto da engenharia civil. A energia solar vem atraindo a atenção de diferentes empreendimentos, se tornando uma realidade que diminui os custos e gastos com a energia elétrica. Além de consequentemente fazer bem ao meio ambiente.
Os painéis elétricos ou fotovoltaicos são os maiores responsáveis pelo aumento da produção de energia limpa nos grandes centros urbanos. Atendendo desde demandas empresariais até residenciais, como casas e firmas mobiliárias.
A instalação dos painéis é algo simples de ser feito e de fácil manutenção, não possuindo partes móveis que necessitem de substituição. Além de não gerar nenhum tipo de poluição, seja ela acústica ou visual, trazendo uma sensação de conforto.
Desconto na conta de luz da Cemig!