Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o que é fotovoltaica solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia Fotovoltaica é a energia que vem do sol a partir do calor e da luz solar, considerada uma fonte de energia alternativa, renovável, limpa e sustentável. Quanto maior for a radiação solar nas placas solares instaladas, maior será a quantidade de energia elétrica produzida. Mas como é possível os raios solares virarem luz elétrica? Sobre telhados, conectados à rede, isolados, etc.…que tipo de sistemas fotovoltaicos existem hoje? Quais as vantagens desta tecnologia?
Tire suas dúvidas sobre essa fonte energética e saiba por que ela é uma aliada na mitigação do aquecimento global.
Diariamente muita energia chega ao planeta de forma gratuita e limpa, os raios solares além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na terra, podem gerar energia tanto na forma de calor quanto de eletricidade.
A eletricidade solar
A eletricidade produzida diretamente a partir da luz solar é chamada de fotovoltaica, que é o casamento de duas palavras; Foto, que significa “luz” e Voltaica que vem da palavra “volt”.
Na geração fotovoltaica, a energia luminosa é convertida diretamente em energia elétrica. Nas usinas heliotérmicas, a produção de eletricidade acontece em dois passos: primeiro, os raios solares concentrados aquecem um receptor e, depois, este calor (350 °C – 1000 °C) é usado para iniciar o processo convencional da geração de energia elétrica por meio da movimentação de uma turbina. No aquecimento solar, a luz do Sol é utilizada para aquecer a água de casas e prédios (≈80 °C), o objetivo aqui não sendo a geração de energia elétrica.
Do que são feitas as células solares?
A maneira mais tradicional de fabricar uma célula fotovoltaica é com fatias superfinas de silício, o silício é segundo elemento mais abundante da face da terra.
Uma célula solar ou célula fotovoltaica é um dispositivo elétrico de estado sólido capaz de converter a luz proveniente do Sol (energia solar) diretamente em energia elétrica por intermédio do efeito fotovoltaico.
As células fotovoltaicas são utilizadas em conjunto (36, 60 ou 72 células ligadas em série) para formar os módulos fotovoltaicos. A energia gerada pelos módulos fotovoltaicos é chamada energia solar fotovoltaica.
Como a eletricidade produzida na célula fotovoltaica chega até a rede elétrica?
A eletricidade produzida nas células vai para um equipamento chamando inversor, responsável por deixá-las com as características da rede elétrica. Como o sistema é instalado em edificações, a eletricidade solar pode ser utilizado nos eletrodomésticos e lâmpadas, o que não for consumido no local poderá ser lançado na rede elétrica.
Vantagens da eletricidade solar
Menos desperdício de energia
Redução investimentos
baixo impacto ambiental
Mais energia quando há maior demanda
Não exige área física dedicada
Curtos prazos de instalação
Menos desperdício de energia
Além do baixo impacto ambiental na instalação, sistemas fotovoltaicos oferecem diversas vantagens para a rede elétrica, como a redução de perdas em transmissão e distribuição de energia, já que a eletricidade é consumida onde é produzida.
Redução investimentos
Redução de investimentos em linhas de transmissão e distribuição. Ao instalar um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica em sua casa, você economizará na sua conta de luz já no primeiro mês de funcionamento. O quanto irá economizar dependerá da potência do sistema FV instalado, porém, você não precisará mais se preocupar com os aumentos da tarifa de energia por, no mínimo, 25 anos, que é o tempo de garantia fornecido por grande parte dos fabricantes de módulos fotovoltaicos.
Baixo impacto ambiental
A Energia Solar Fotovoltaica não polui, esta é talvez seja a vantagem mais importante da energia solar. Sim, para se produzir o painel fotovoltaico precisa-se de muito energia, mas, o painel solar, durante a sua vida útil, gera mais de 20 vezes a energia consumida na sua fabricação.
Mais energia quando há maior demanda
Edifícios com tecnologia fotovoltaica geram mais eletricidade nos momentos de maior demanda no Brasil, já que usamos muito o ar condicionado justamente quando há mais sol.
Não exige área física dedicada
Edifícios com tecnologia fotovoltaica integrada não exigem área física dedicada, as placas solares que alimentam o sistema podem ser instaladas em coberturas ou mesmo paredes em que sejam irradiadas pela luz solar
Curtos prazos de instalação
Pela sua grande modularidade os painéis solares podem ser rapidamente instalados, aumentado a geração de energia em uma mesma área.
Vale a pena termos geração de energia fotovoltaica no Brasil
A radiação solar no Brasil é abundante e possuímos uma das maiores reservas de silício do mundo, isso faz com que nosso país seja um local privilegiado para uma indústria fotovoltaica, gerando empregos, retorno em impostos pagos e benefícios para a nossa rede elétrica.