Glauco Diniz Duarte Grupo GD – Como energia solar funciona
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o sistema de energia solar não é um bicho de sete cabeças nem tão caro como muitas pessoas imaginam. Entenda como funciona este sistema e como aplicá-lo no seu apartamento.
Cada dia mais observamos o interesse tanto dos consumidores como nas empresas de fornecerem uma energia mais limpa para a população. E uma das formas de realizar isso é através do fornecimento de energia solar. Esta é uma solução com alta capacidade de ser implementada com sucesso tanto na cidade, quanto em regiões com uma presença maior da natureza.
Seja pelo alto valor da conta de luz, ou pela ampla capacidade de ser implementada, é possível ter um sistema de geração de energia solar no seu apartamento. Mas para isso, é necessário observar alguns pontos importantes.
Vantagens de investir em energia solar para o seu apartamento
Seja para fins residenciais ou comerciais, é interessante observar que a energia solar é capaz de suprir as suas necessidades. Para começar, independentemente do tamanho do seu apartamento, é possível instalar os equipamentos para gerar energia através do sol.
Além disso, como não há o uso de baterias nestes equipamentos, de nenhuma forma a energia solar contribui com a poluição ambiental. Até mesmo no possível descarte destes aparelhos, com a coleta certa, o meio ambiente não é afetado.
O tempo de manutenção também é algo interessante de ser observado. Os painéis fotovoltaicos por exemplo, que captam a luz solar e convertem em energia, possuem uma garantia de 25 anos, geralmente. E caso seja necessária, a manutenção tem um custo menor do que na manutenção de outros equipamentos que geram energia.
Inclusive, existem vários equipamentos com energia solar e para entender o que é um painel solar e a diferença entre aquecedor de agua solar e gerador de energia.
E caso deseje vender o seu apartamento, o mesmo estará mais valorizado por causa da implementação do sistema. Isso sem poluir a decoração do seu imóvel e valorizando também o prédio onde você habita.
O período para instalar os equipamentos também é menor, tornando possível utilizar a energia solar em sua casa poucas horas após a instalação. E por falar nisso, saiba agora como funciona para utilizar o sistema de energia solar em seu apartamento.
O que é necessário para gerar a própria energia elétrica através do sol?
Existem alguns equipamentos essenciais para a geração de energia solar. E podemos destacar:
*Painel solar: Conjunto de células fotovoltaicas que são capazes de realizar a conversão da luz solar em energia elétrica.
*Inversor de frequência: Possibilita que a energia solar seja tratada para ser utilizada no apartamento.
*Relógio bidirecional: Apesar de ter a mesma função que o relógio tradicional, tem a funcionalidade de medir a energia utilizada durante a noite assim como a excedente.
Para utilizar esse tipo de sistema, os equipamentos devem ser instalados por uma empresa responsável. E após esse processo já é possível utilizar a energia solar. Porém, essa energia é tratada pelo inversor de frequência, que entre outras funções analisa a demanda de energia daquele apartamento.
O relógio registra apenas o que foi consumido e este valor deverá ser pago à concessionária, caso seja superior à capacidade máxima de geração. Caso seja inferior, a energia que resta será “devolvida” para a concessionária e contabilizada em forma de crédito.