Glauco Diniz Duarte Grupo GD – Como instalar energia solar em residência
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, ss inúmeros benefícios da energia solar para residências já são conhecidos. Mas ainda paira uma dúvida no ar: quanto custa instalar energia solar em casa?
Inicialmente, as pessoas tendem a considerar que o valor para instalação é alto. No entanto, com o passar dos anos e a popularização do sistema, os custos para a compra dos sistemas vêm caindo.
Segurança em primeiro lugar
Antes de analisar quanto custa instalar energia solar em residência, vale destacar a importância de encontrar uma empresa séria e comprometida com o cliente.
Como a instalação do sistema de energia solar deve ser feita por um profissional habilitado, procure sempre uma integradora que ofereça segurança no trabalho executado.
Outro ponto que deve ser levado em consideração é o desenvolvimento de um projeto preliminar de instalação.
Afinal, para saber a capacidade do sistema fotovoltaico, é preciso um estudo detalhado contendo uma série de dados, como:
Média do consumo anual;
Níveis de luz solar na região;
Direção e a inclinação do telhado no qual serão instalados os painéis;
Entre outros.
Com esta análise, é possível entender a relação custo-benefício de quanto custa instalar energia solar nas residências.
Mas, afinal, quanto custa instalar energia solar em casas?
O kit de energia solar de qualidade custa por volta de R$ 9 mil a R$ 30 mil. No entanto, é necessário entender caso a caso. Os valores variam de acordo com a potência, o número de módulos, o inversor, os fabricantes e a eficiência energética.
Para determinar todos estes itens e qual a necessidade da sua casa, é preciso levar em conta fatores como o tamanho da residência e o número de moradores.
Porém, com a popularização dos sistemas e novas tecnologias, os preços já sofreram quedas e tendem a cair ainda mais em um futuro próximo.
Vale lembrar que os valores do sistema de energia solar devem considerar:
Projeto;
Instalação;
Homologação;
Todo o equipamento.
Economia, benefícios e retorno do investimento
Com a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico, pode-se economizar até 95% da conta de energia no final do mês. Isso porque a fornecedora cobra uma taxa mínima chamada de Custo de Disponibilidade. Ainda é possível devolver para a distribuidora a energia excedente para descontar nas próximas faturas.
Além disso, com o sistema instalado, a residência não sofrerá com os aumentos de impostos cobrados na conta. Nem com a inflação que pesa no valor ao final do mês.
Outro ponto positivo é a necessidade de pouca manutenção. Em geral, é preciso realizar apenas duas vezes ao ano de maneira simples. O que onera pouco o consumidor.
Por fim, é importante entender qual o prazo para retorno do investimento. Como o kit tem durabilidade de cerca de 25 anos, o sistema se paga com a própria economia. Assim, estima-se que o valor investido tende a voltar em até 5 anos após a instalação.