Glauco Diniz Duarte Grupo GD – Qual vantagem da energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, além da utilização crescente da energia solar de forma residencial, propaga-se a cada vez mais a sua utilização na produção de energia elétrica em grande escala através de usinas solares e condomínios solares, por todo o mundo.
Levando em consideração que a energia solar é encontrada de forma absolutamente gratuita e abundante, questiona-se por que o seu aproveitamento ainda é tão limitado? O problema é que a energia solar se apresenta sob a forma disseminada e a sua captação, pelo menos para potências elevadas, requer instalações complexas e dispendiosas.
A utilização da energia solar poderá em teoria e a longo prazo tornar-se uma grande solução para os problemas energéticos da nossa sociedade, apesar de todas as vantagens aparentes, possui também desvantagens no decorrer do seu aproveitamento.
Energia solar é a energia produzida pelo Sol, convertida em energia útil para os seres humanos, seja para a geração de eletricidade ou de calor. Anualmente, o Sol produz 4 milhões de vezes a mais do que a energia que consumimos. Para se ter uma noção, em um segundo o sol produz mais energia, internamente, do que toda energia utilizada pela humanidade desde o primórdio dos tempos.
15% da energia emitida é refletida de volta para o espaço. 30% são perdidos no processo de evaporação da água. A energia solar também é absorvida pelas plantas. A parcela que sobra é destinada para manter o equilíbrio energético do planeta, e é emitida sob a forma de radiação térmica.
VANTAGENS DA ENERGIA SOLAR
A energia solar não polui no decorrer sua utilização. A poluição resultante da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é inteiramente controlável usando as formas de controle existentes hoje em dia.
As centrais de painéis solares necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares tornam-se cada vez mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem diminuindo. Isso torna a energia solar uma solução economicamente viável.
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e nos locais longe dos centros de produção energética sua utilização ajuda a reduzir a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Mapa de radiação solar no Brasil.
DESVANTAGENS DA ENERGIA SOLAR
Pode existir variações nas quantidades geradas de acordo com a situação climatérica (chuvas, neve), além de que em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia é obrigatório o uso de meios de armazenamento da energia produzida durante o dia, já que no período da noite não existe produção.
Regiões localizadas em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de Inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas por exemplo aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), e a energia hidroelétrica (água).
Os painéis solares têm um rendimento de apenas 25%, apesar deste valor ter aumentado ao longo dos anos, podendo futuramente ocorrer um rendimento maior.
É perceptível que apesar de possuir desvantagens, estas são mínimas, o que proporciona que a energia solar seja vista como vantajosa e sustentável.