Glauco Diniz Duarte Grupo GD – Porque a construção civil é importante
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, sabemos que a construção civil é um dos setores mais afetados durante uma crise no Brasil, mas você sabe qual é a importância desse setor para o país e o que pode impactar para o seu crescimento futuro?
Os países em desenvolvimento como, por exemplo, o Brasil, tem uma enorme carência de moradia e infraestrutura, e apesar de passar por altos e baixos na economia, a construção civil tem grande impacto tanto no PIB com a geração de empregos e renda. Devida importância econômica e social, esse setor tem papel fundamental no desenvolvimento do país.
Como impactos positivos, o setor da construção civil é um dos principais setores que geram empregos no Brasil. Segundo o Estadão, em 2019 a construção civil representava 6,7 milhões de vagas de trabalho, ou seja, esse número significava cerca de 7,3% de todos os empregos no país, tendo como balanço um, a cada 14 pessoas empregadas, uma trabalha no setor.
Na economia, existem alguns fatores que interferem diretamente na construção civil como taxa de juros, estabilidade econômica, investimentos públicos em infraestrutura e moradia, entre outros. Assim como a geração de empregos, o impacto do setor na economia, segundo a FIBRA, representou em 2017 cerca de 6,2% do PIB, o equivalente a R$322 bilhões e esse dado coloca a construção civil entre os 6 principais “motores” da nossa economia. Já em 2019, o PIB da construção civil fechou com crescimento de 1,6%, frente a 2018, resultado que interrompe um grande período de desempenho negativo no setor.
Saiba mais em http://www.animaeng.com.br
Os números trazem boas perspectivas, tanto para o setor como para a economia nos próximos anos, seja para os negócios, para os cofres públicos e, principalmente, para os trabalhadores. Afinal, tudo isso resultará em mais contratações em todos os setores, não é?
E sobre o futuro? O que esperar de um dos setores que mais impacta no PIB brasileiro? Pesquisas apontam que a construção civil tem enorme potencial de crescimento e desenvolvimento nos próximos anos. Há expectativa de que algumas tendências e tecnologias realizem grandes transformações contribuindo para esse crescimento.
São avanços que podem alterar profundamente o funcionamento do trabalho na área e diminuir impactos negativos que o setor ainda traz. Por exemplo, as tendências para diminuir impactos ambientais como construções modulares e eco-sustentáveis apresentam-se como realidades cada vez mais presentes e bem aceitas pelas construtoras.
Desconto na conta de luz da Cemig!