Glauco Diniz Duarte Grupo GD – Quais são os requisitos para ser uma incorporadora
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a incorporação imobiliária compreende as atividades executadas com o objetivo de realizar a construção de edificações com unidades que serão vendidas.
As empresas que realizam este tipo de serviço precisam analisar diversos aspectos para verificar se a incorporação vale a pena, como, por exemplo, a análise da vizinhança de onde será realizado o empreendimento.
Alguns investidores optam por comprar imóveis na planta de incorporadoras, como uma forma de investimento. No entanto, é preciso cuidado ao escolher uma incorporadora.
O que é incorporação imobiliária?
A incorporação imobiliária são as atividades desenvolvidas com a intenção de promover ou efetivar a construção total, parcial de edificações ou grupos de edificações. Ela também engloba a comercialização total ou parcial das unidades em planta, ou em construção, o que resulta em recursos que são utilizados na construção dos imóveis.
Além disso, a incorporação imobiliária também ocorre quando é construído um imóvel dentro de um terreno que pertence a outra pessoa. Neste caso, ocorre a incorporação da obra no terreno. Nesse mercado, o incorporador é quem comercializa o projeto e os inquilinos são os investidores. Sendo que, por vezes, o proprietário é pago com unidades da edificação.
A atividade de incorporação imobiliária é regulada pela Lei n.4.591 de 1964, conhecida como a Lei do Condomínio e Incorporações ou Lei de Incorporação Imobiliária. Sendo assim, é esta a Lei que regula a atuação dos incorporadores e trata do processo de formalização legal de um projeto a ser executado.
O que é uma incorporadora?
De acordo com a Lei n.4.591, uma incorporadora imobiliária é uma pessoa física ou jurídica que realiza a construção e venda de forma total ou parcial de uma obra constituída de unidades autônomas. Sendo que a natureza e destino das unidades não importam.
Nesse sentido, o incorporador imobiliário pode ser o dono do terreno, o cessionário do local, a pessoa que contrata a construção de prédios para construir condomínios ou ainda o promitente-cessionário. Dessa maneira, o incorporador imobiliário é a pessoa ou empresa que irá entregar a obra finalizada dentro do prazo e pelo preço previamente estabelecido.
Um detalhe importante é que a Lei n.4.591 estabelece o Regime Especial Tributário do Patrimônio de Afetação para a incorporação imobiliária. Em resumo, o patrimônio de afetação garante que as unidades sejam construídas e entregues aos donos mesmo que o incorporador quebre ou caia em insolvência.
Mestre da obra
É importante destacar que uma incorporadora é diferente de uma construtora. A incorporadora é a responsável por todo o projeto e ela deve contratar a construtora que irá realizar o empreendimento. Por outro lado, a construtora é a responsável por realizar de fato a construção do imóvel.
Portanto, a principal diferença entre elas é que a incorporadora faz a administração da construção com o proprietário e vende as unidades. Em contrapartida, a construtora está relacionada com questões diretas da obra, como, por exemplo, a mão de obra. Por fim, as construtoras também podem ser incorporadoras e acumular ambas as responsabilidades.
A Lei de Incorporação Imobiliária estabelece que a incorporadora imobiliária precisa fazer o registro das particularidades da obra por meio de um contrato de incorporação imobiliária. Este contrato viabiliza a comercialização dos imóveis de obras coletivas tais como: condomínio, loteamentos e prédios. Algumas especificações que devem constar nele são:
Totalidade da área;
Área por unidade;
Quantidade de unidades;
Por fim, a área interna e externa.
Além disso, para realizar a incorporação imobiliária é necessário entregar no Cartório de Imóveis os seguintes documentos:
Parte superior do formulário
Enfim, depois que os documentos acima são entregues, a incorporadora tem o Memorial de Incorporação que comprova que a obra é idônea.
O que é analisado?
Antes de realizar uma obra, é importante que a incorporadora analise a viabilidade econômica, ambiental e comercial da obra. Nesse sentido, é preciso avaliar se a obra irá gerar lucro, se o valor a ser cobrado pelas unidades é compatível com o mercado e se o local está em uma área de preservação ambiental.
Também é preciso analisar o solo, como é a vizinhança e verificar se mercado consumidor pretendido irá se interessar pela região. Além disso, é preciso analisar o Valor Geral de Vendas (VGV), que é a soma do potencial de vendas do empreendimento.
Em síntese, o VGV serve para que a incorporadora verifique qual o valor ela irá receber com a venda de todas as unidades pelo preço inicialmente proposto por elas.
Por exemplo, se a incorporadora for comercializar um empreendimento com 100 apartamentos que custam R$ 400 mil cada unidade, então o VGV é de R$ 40 milhões. Apesar de ser um instrumento de análise da viabilidade de um empreendimento, o VGV é apenas um valor aproximado.
Como escolher um serviço de incorporação imobiliária?
Existem várias opções de propostas de incorporação imobiliária no mercado. Para saber qual a que se encaixa na sua necessidade, é preciso analisar a incorporadora. Um dos pontos a serem analisados é a confiabilidade da incorporadora. Para isso, você pode pesquisar na internet o histórico da empresa e quais os projetos ela já realizou.
Procure verificar também como a empresa se relaciona com as pessoas que adquirem seus projetos. Outro ponto importante é verificar a localização do empreendimento, vizinhos e segurança da região. Enfim, por meio da incorporação imobiliária você pode comprar imóveis na planta como um investimento.
Contudo, essa pode não ser a melhor alternativa para quem deseja investir no setor imobiliário.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
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O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
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Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
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Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
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Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
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Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.