Glauco Diniz Duarte Grupo GD – O que é obra da construção civil
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, depois de conquistar o tão esperado terreno em um bairro planejado ou condomínio fechado, é hora de começar a construir a tão sonhada casa própria e, nesse momento, podem surgir algumas dúvidas, principalmente em relação aos tipos de construção.
Nos dias de hoje, além da alvenaria tradicional, existem diversos sistemas construtivos para a execução de uma edificação. Além disso, cada tipo de construção possui suas determinadas características, vantagens e desvantagens que precisam de análise antes de executá-las.
O que são tipos de construção (ou sistema construtivo)?
Quando falamos em tipos de construção ou sistema construtivo, estamos falando sobre a tecnologia e o método com o qual uma casa é construída. Sendo assim, antes de escolher um sistema construtivo, é fundamental que você entenda qual o tipo mais adequado para a sua construção.
Por isso, ao fazer o seu planejamento de obra, conte com a ajuda de um arquiteto ou engenheiro para fazer isso para você.
Além disso, é importante também avaliar os materiais disponíveis na região, o tempo de obra, o orçamento e algumas questões ambientais.
Inclusive, você já deu uma conferida no nosso quadro Preparando o Terreno? Nele, contamos com a presença de profissionais da área para dar dicas e informações valiosas para quem vai começar a construir. Dá só uma olhada:
Tipos de construção: conheça 7 opções
Escolher o tipo de construção mais adequado é muito importante, até porque, diferentes tipos de construção podem ajudar a valorizar o seu imóvel! Por isso, para te ajudar no seu planejamento, queremos te apresentar 7 tipos de construção.
1 – Alvenaria
Antes de tudo, é importante ressaltar que existem dois tipos de alvenaria: a alvenaria convencional e a alvenaria estrutural.
A alvenaria convencional é o sistema de construção mais utilizado no Brasil atualmente. Esse tipo de construção é composto por vigas, pilares e lajes de concreto armado. Sendo assim, esses elementos fazem parte da estrutura para a sustentação da casa, e a alvenaria possui a função de vedar e separar ambientes.
Esse tipo de construção apresenta vantagens em relação à disponibilidade de mão de obras e materiais, além da facilidade para fazer futuras reformas ou mudanças no projeto original. No entanto, esse sistema costuma ser um pouco mais caro e leva mais tempo para ficar pronto.
Já a alvenaria estrutural é um tipo de construção um pouco mais rápido e de fácil execução, além de ser mais barato também. No entanto, sua construção exige mão de obra mais especializada, já que todas as paredes precisam ficar niveladas.
Nesse tipo de construção, a união das paredes é feita por blocos de concreto ou cerâmica. Sendo assim, é muito importante fazer um bom projeto, pensando nas instalações elétricas e hidráulicas, pois esse sistema não permite modificações.
2 – Wood Frame
Muito comum no exterior, esse tipo de construção utiliza madeira maciça, normalmente de reflorestamento, em sua estrutura. Dessa forma, é preciso ter muito cuidado com os materiais que serão utilizados para proteger a casa de cupins e da umidade.
Além do baixo custo, esse tipo de construção também possui um ótimo desempenho acústico e térmico. No entanto, para executar esse modelo corretamente, busque mão de obra especializada, ok?
3 – Container
Esse sistema construtivo é o favorito de quem busca modernidade e sustentabilidade. Como o próprio nome já diz, esse sistema utiliza containers na construção e possibilita modularidade, rapidez e pode reduzir o custo em até 30%
No entanto, nesse caso também é necessário buscar mão de obra especializada e avaliar com cuidado se não há ferrugem, histórico do que foi transportado e se o terreno terá espaço suficiente para guindastes, que são fundamentais para levantar a casa.
Os modelos de construção pré-fabricados consistem em módulos que são construídos separadamente na fábrica e, posteriormente, são transportados para o canteiro de obras e montados, dando origem às casas.
Os módulos podem ser feitos de madeira ou concreto e seu processo de construção é mais rápido do que o de alvenaria convencional. No entanto, esse sistema pede um investimento inicial um pouco maior, o que pode ser uma desvantagem para alguns.
5 – Paredes de concreto
Esse tipo de construção consiste em paredes estruturais maciças de concreto armado, mantendo uma alta resistência ao fogo e pouco desperdício de materiais. No entanto, seu isolamento acústico não é muito bom e possui alto custo para produção.
Além disso, as instalações elétricas e hidráulicas já são embutidas, o que evita a quebra de paredes e retrabalhos. É um sistema bastante viável para construções em larga escala.
6 – Steel Frame
O Steel Frame é um sistema bastante parecido com o Wood Frame. Porém, ao invés de estruturas de madeira, utiliza-se perfis de aço galvanizado e seu fechamento é feito por placas cimentícias de madeira ou drywall.
Esse tipo de construção também gera poucos resíduos e não há necessidade de água, sendo chamada de construção a seco.
É importante também, nesse tipo de construção, procurar por mão de obra especializada para manter a qualidade da obra. Além disso, existe uma limitação de pavimentos, ou seja, não permite construções muito altas.
7- Drywall
As placas de gesso, muito conhecidas como Drywall, são muito utilizadas na construção a seco. Nesse sistema, os materiais de gesso são colocados sobre uma estrutura de aço e cobertos com um papel cartonado.
Esse tipo de construção é bastante vantajoso, já que apresenta um bom isolamento acústico, economia e agilidade. Então, já pode adicionar à sua lista de tipos de construção!
Você sabe o que é construção a seco?
Como a necessidade de procurar soluções para otimizar o processo construtivo, a construção a seco começou a se popularizar cada vez mais no Brasil nos últimos tempos. Mas você sabe que tipo de construção é essa?
A construção a seco é um processo que não utiliza água na composição estrutural da obra, ou seja, é a montagem e instalação de estruturas pré-fabricadas em um ambiente industrial.
Alguns dos tipos de construção que apresentamos acima são construções a seco, como o steel frame, o wood frame e as paredes de concreto.
Esse sistema é um dos tipos de construção de mais qualidade no mercado e, por isso, cada vez mais arquitetos, engenheiros e mestres de obras estão adotando a construção a seco.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
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Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
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Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
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Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.