Glauco Diniz Duarte Grupo GD – O que é estrutura da obra
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a estrutura de uma edificação é uma dos elementos fundamentais que compõem a obra, afinal, é ela quem irá garantir segurança, durabilidade e funcionalidade à obra.
Por isso, é também uma etapa que tem grande impacto nos custos de um projeto, requerendo profissionais altamente capacitados para equilibrar qualidade com custo.
Os 3 tipos de estruturas na Construção Civil mais comuns são:estruturas metálicas, concreto armado e madeira, sendo que cada um apresenta suas vantagens e desvantagens no mercado da Engenharia.
Há ainda sistemas estruturais híbridos ou mistos que combinam soluções integradas em mais de um dos materiais citados.
Para saber qual é a melhor opção para a obra, o profissional precisa levar alguns pontos em consideração, como tipo de solo da fundação, porte da construção, tipo de obra, condições ambientais e, claro, orçamento disponível para a construção.
Todos esses pontos irão influenciar diretamente na atuação do material escolhido!
Ficou interessado em saber mais sobre os tipos de estruturas na construção civil?
Para te ajudar, desenvolvemos este guia. Vamos abordar todos os detalhes e aplicações dos 3 tipos de estruturas mais comuns da construção civil.
3 Tipos de estruturas na construção civil
Estrutura 1# Estrutura Metálica
Sendo um dos mais famosos métodos de construção nos Estados Unidos, a estrutura metálica, surgiu no setor metalúrgico.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o aço se tornou um material abundante no mercado e visado para a utilização em obras, principalmente na construção de residências.
Esse tipo de estrutura na construção civil se refere a uma construção a seco, ou seja, é utilizado menos recursos como matéria-prima, água e mão de obra, proporcionando assim grandes ganhos na racionalização de processos e sustentabilidade.
O que impacta de forma positiva no ambiente, além de promover economia para a construção.
A estrutura metálica permite ainda que os demais sistemas que compõem a edificação sejam concebidos com alto nível de racionalização, pois podem ser projetados e instalados com excelente precisão e baixo índice de desperdício, como por exemplo:
uso de vedações por sistemas de placas de compósitos de gesso acartonado;
placas cimentícias;
materiais sintéticos dentre outros mais.
O uso do Oriented Strand Board (OSB), painéis produzidos com camadas de madeiras sobrepostas e placas cimentícias, é muito comum nas estruturas metálicas.
O sistema de estrutura metálica pode ser aplicado em:
construções residenciais (desde casas populares até condomínios de alto padrão);
construções industriais;
grandes empreendimentos padronizados;
ginásios;
pavilhões esportivos e para eventos;
instituições de ensino;
unidades hospitalares;
canteiro de obras e alojamentos e outros projetos.
As construções em steel frame possibilitam uma redução de 75% de custos.Por ser uma construção a seco, todos os materiais utilizados nos processos de fechamento, cobertura e isolamento termoacústico vêm prontos de fábrica garantindo alta produtividade no término da obra, bem como baixíssimo nível de desperdício.
Sua estrutura modular é de fácil manuseio e só é necessário retirar a placa cimentícia para fazer a manutenção, colocando-a posteriormente no mesmo lugar. O sistema evita bagunça e custos gerados com a troca de tubulações, instalações elétricas e hidráulicas que tanto estamos acostumados na construção tradicional com vedações em alvenaria.
Outro ponto positivo é a capacidade de apresentar excelente isolação térmica, que mantém a temperatura interna mais aconchegante, e diminui a transmissão de sons no interior do imóvel se devidamente projetada.
O concreto armado, combinação do concreto com barras de aço, é um dos tipos de estruturas na construção civil mais comum para a construção, por conta da sua eficácia, durabilidade e flexibilidade executiva.
O concreto é produzido a partir da junção de cimento, agregados e água. Entretanto, existem diferentes tipos de concreto, em que podem ser acrescentados mais componentes ou mudar a proporção de cada elemento.
Dentre as principais características do concreto armado estão:
Os insumos podem ser encontrados facilmente em qualquer loja de construção;
maior custo-benefício em mão de obra;
a produção do cimento consome alta quantidade de energia;
o concreto se adapta a todas as formas.
O concreto armado exige maior tempo de cura, com isso algumas partes da obra ficam paralisadas. A edificação pode ser executada no próprio local e precisa de vários materiais, o que pode resultar em custo maior de compra. Contudo, existem alternativas mais racionais com o uso de pré-moldados.
São necessários armadores, carpinteiros, pedreiros, eletricistas e ajudantes para poder fazer a estrutura de concreto armado, o que demanda mais tempo para a finalização do projeto, principalmente se for de grande escala.
No entanto, se a obra for pequena e simples, o custo será baixo e a construção poderá ser mais ágil. Contudo, se o projeto se tratar de uma alta arquitetura, o custo-benefício tende a ser mais alto.
Estrutura 3# Madeira
A estrutura de madeira é usada em qualquer construção, mesmo em condições de estrutura exposta a intempéries. Além de ser um dos materiais mais antigos e utilizados em todo o mundo.
A aplicação dessa estrutura é bastante comum em coberturas de edificações, telhados, estruturas de fôrmas, construções contemporâneas etc.
A madeira apresenta alta relação resistência mecânica por peso, sendo mais modelável e bastante estável. É uma matéria-prima, usada para isolante térmico e acústico, assegurando menos gastos com energia após a obra.
As madeiras mais indicadas para os tipos de estruturas na construção civil são:
parte externa: ipê, peroba, itaúba, teca e garapeira;
interior e telhado: garapeira, cambará, itaúba e peroba;
pisos: peroba-rosa, angico-preto, aroeira, macacaúba, pau-amarelo, pau-de-arco e ipê;
estrutura: peroba-rosa, rosadinho, itaúba, angico-preto, eucalipto e taipa.
Em março de 2009, foi criado um programa chamado “Madeira é Legal” no estado de São Paulo. O projeto surgiu com a necessidade de prevenir o descontrole no consumo dos recursos naturais para matéria-prima da construção.
A certificação da madeira, além de incorporar licenças, possui sólida verificação e garante a sustentabilidade das florestas, das comunidades e das áreas regionais.
Além da certificação da madeira, há o licenciamento ambiental, que regula somente a extração, sem considerar os aspectos sociais, econômicos e trabalhistas da região. Por não haver rigidez na fiscalização, o licenciamento ambiental facilita algumas práticas ilegais, aumentando o desmatamento.
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Dra. Flávia Freitas
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Dra. Flávia Freitas é Dermatologista a mais de 10 anos, titular pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Especialista em procedimentos médicos e tratamentos estéticos, é também referência em Tricologia.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
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Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
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Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
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Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.