Glauco Diniz Duarte Grupo GD – Que é construção de imóveis
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o processo tem início na escolha do terreno e na elaboração do projeto arquitetônico. Independente de qual seja o tamanho da obra, é fundamental esboçar e analisar toda a parte documental da construção. Isso ocorre desde a elaboração da planta, passando pelo projeto elétrico e hidráulico e chegando à fase dos acabamentos.
Por esse motivo, antes de começar o quebra-quebra, é necessário contar com um arquiteto e um engenheiro responsáveis por dimensionar cada etapa do projeto. Esses profissionais vão levar em consideração aspectos como a topografia do terreno, as condições climáticas na área, assim como a documentação necessária para o imóvel e o prazo disponível para cada fase da obra, desde a estrutura até o acabamento.
Definição do orçamento
Não existe planejamento sem a definição de orçamento quando o assunto é construção de casa. Isso porque não é possível fazer um projeto arquitetônico sem saber ao certo o quanto você pode investir na obra. Para estabelecer um orçamento, o primeiro passo a ser dado é pensar no tamanho e no padrão do imóvel que se pretende construir.
Na sequência, é hora de organizar o cronograma da obra, dividindo cada fase de acordo com as prioridades de execução. E não se esqueça de quando for delimitar o orçamento, colocar na ponta do lápis quanto vai custar cada etapa, porque isso simplifica as coisas na hora de avaliar o custo global do projeto.
Ter ciência do custo total da obra é importantíssimo para estabelecer as prioridades do cronograma, até porque se houver algum imprevisto, você não precisará interromper o serviço por tempo indeterminado até ter o valor.
Tendo noção total do quanto você pode gastar, fica muito mais fácil negociar com os fornecedores e contratar a mão de obra, investindo no melhor custo-benefício sem perder a qualidade na construção.
Como contratar mão de obra
A contratação de mão de obra especializada é um ponto de extrema importância no planejamento da construção. Isso porque, não dá para entregar seu projeto a qualquer profissional, concorda? É necessário ter muito cuidado para escolher profissionais capacitados e que realmente darão conta do recado.
Uma boa opção para quem ainda não tem nenhum contato é utilizar os aplicativos de prestação de serviços para analisar o perfil e escolher um profissional. Esses aplicativos conectam você aos melhores profissionais do mercado em várias categorias: eletricistas, encanadores, pintores, montadores de móveis etc.
Dessa forma, vai ser bem mais fácil encontrar profissionais capacitados para fazer o serviço de um jeito rápido, prático e seguro.
O que saber antes de começar a construir?
Se você tem o sonho de construir uma casa, quer que tudo saia exatamente como você deseja, de um jeito que no final o lar tenha a cara dos donos e seja o mais aconchegante possível, você precisa entender algumas questões.
Nem sempre é possível deixar com nosso jeitinho quando se está morando de aluguel ou comprando um apartamento pronto. Na construção, cada cômodo é pensado da forma que você acha melhor, atendendo a todas as suas expectativas.
É por esse motivo que muita gente prefere construir em vez de comprar pronto. Ainda assim, entendemos que esse percurso é longo e cansativo, tanto que é normal as pessoas acabarem se mudando para a casa nova mesmo quando a obra ainda não está pronta.
Contudo, isso está longe de ser um impedimento. É possível ir fazendo os acabamentos aos poucos. O que não dá para ser feito é iniciar a obra sem ter planejado toda a estrutura e sem ter definido as prioridades do serviço. Só não descuide do seu cronograma! Segui-lo conforme planejado vai evitar desperdício de tempo e, sobretudo, de dinheiro.
Fique atento também na época do ano em que você pretende realizar a obra, afinal de contas, nos períodos de chuva fica bem mais complicado lidar com certos serviços. Sendo assim, é necessário se programar e definir as prioridades. Tendo uma organização no calendário, será mais fácil e seguro dar o start na obra!
A estrutura de um imóvel é responsável pela sustentação e estabilidade do imóvel. Em outras palavras, todo cuidado é pouco nessa fase inicial do projeto, uma vez que se a estrutura for malfeita com certeza irá comprometer o resultado final. Quando o assunto é construção de casa, a segurança sempre deve vir em primeiro lugar, ok?
Contrate profissionais habilitados para ter certeza de que a propriedade será bem alicerçada, considerando fatores como a topografia do terreno, o nivelamento, o peso da obra e quaisquer sobrecargas que possam interferir na estruturação. Só para ter uma noção do quanto essa etapa é complexa, saiba que a estrutura de uma casa se divide em fundação, pilares, vigas e lajes. Você verá os detalhes na sequência.
Fundação
A fundação é a primeira coisa a ser feita com intuito de transmitir as cargas do imóvel ao solo. Essa estrutura é feita conforme o nível de carga que a propriedade vai receber e o tipo de solo em que será erguida.
Pilares
Os pilares são estruturas erguidas para repassar as cargas das vigas e das lajes para a fundação. Geralmente é chamado de “pilar” o componente de formato quadrado ou retangular, e de “coluna” o componente de forma cilíndrica.
Vigas
As vigas são estruturas fixadas acima dos pilares, em posição horizontal. O objetivo é transferir o peso da laje e dos outros componentes para os pilares, reforçando a estrutura da obra de forma geral.
Lajes
A laje é um pavimento de superfície plana e horizontal que fica no teto da construção. Essa estrutura irá receber diretamente todas as cargas do projeto, transferindo-as para as vigas e, sucessivamente, para as demais estruturas da obra.
Alvenaria
A fase de alvenaria é a segunda etapa da construção, que pode ser convencional ou estrutural. A alvenaria convencional é realizada em concreto armado, tendo como intuito principal a vedação e a demarcação das paredes relacionadas às divisões dos cômodos.
Já a alvenaria estrutural é a parte de estrutura da obra, responsável pela sustentação de todo o imóvel. Nessa fase, a construção vai ganhando corpo com a colocação da laje e o levantamento das paredes.
Cobertura
A etapa de cobertura também é fundamental na construção de uma casa, uma vez que sua função é proteger a obra das alterações climáticas que podem deteriorar a propriedade, como chuvas, vento ou calor excessivo. Nessa fase o que manda é o conforto térmico da habitação, além do telhamento do imóvel e dos sistemas de captação e condução de água.
Acabamento
Essa é a parte mais gostosa da obra, aqui ela está quase pronta e tudo já ganhou forma ali dentro! Esse é o momento de se concentrar na parte mais esperada: os acabamentos. Nessa etapa, os serviços realizados serão o ponto final para dar aquele ar de casa nova para a residência, principalmente com o assentamento do piso e a pintura de teto e paredes. Não tem experiência mais incrível do que pensar em cada detalhe do nosso cantinho, não é mesmo?
Como construir cada cômodo da casa?
Cozinha
Falar em construção de casa é pensar cuidadosamente em como será cada cômodo. A cozinha, por exemplo, é considerada um dos ambientes mais complicados de se planejar, isso porque envolve diversas áreas de trabalho e necessita de um excelente projeto hidráulico.
Para dar início a construção da cozinha, o primeiro passo é definir 5 zonas gerais para a área. São elas:
pia — cuba e armários;
preparação — ilhas e bancadas;
cozimento — forno e fogão;
armazenagem — eletrodomésticos e utensílios;
despensa — geladeira e armários.
O mais recomendado é que as zonas da pia, do cozimento e da despensa estejam interligadas, isso porque essas áreas geralmente são utilizadas em conjunto. Para posicioná-las, o projeto mais comum é o triangular, por permitir o melhor aproveitamento do espaço e deixar tudo mais funcional.
Quarto
Enquanto as cozinhas são mais elaboradas, os quartos nem tanto, o que acaba poupando seu tempo no planejamento da obra. Mas não vá descuidar desse cômodo, ele é tão importante quanto qualquer outro.
A questão da incidência solar, por exemplo, é de extrema importância para um quarto, já que o sol forte pela manhã pode comprometer a função básica do cômodo: garantir o conforto e um bom descanso.
Para projetá-lo, é bom ter em mente qual a incidência de luz natural que você quer para o cômodo. Geralmente, a região leste da casa costuma ser mais agradável quando se trata de conforto térmico. Assim que definir o local, basta estudar a melhor posição para a janela e a cama. Todos os detalhes são importantes, então já pense em como irá disponibilizar os móveis para não ter erros.
Banheiro
O banheiro é mais uma área que dá um pouquinho mais de trabalho porque, assim como a cozinha, precisa de bons projetos hidráulico e elétrico. Você já deve ter passado pelo processo de aprender como trocar resistência de chuveiro, não é mesmo? Esse é um dos motivos para contar com profissionais capacitados para garantir instalações seguras e de ótima qualidade, além de evitar prejuízos com manutenção depois que a obra já estiver pronta.
A primeira coisa a ser feita no banheiro é distribuir as instalações que ficam no interior das paredes, como os pontos de água, esgoto e eletricidade. Na sequência, é hora de cobrir as paredes e nivelar o piso, vale lembrar que o cômodo exige pisos antiderrapantes.
Depois é só instalar as louças sanitárias para finalizar o acabamento. Nos casos do cômodo ser muito pequeno, pense muito bem em como fazer a decoração nesse ambiente para que ele pareça maior, dando atenção no projeto de iluminação e na instalação de espelhos, por exemplo.
Sala de estar
Se no seu projeto de construção a sala de estar é integrada à sala de TV, aqui vai uma sugestão: foque sempre no posicionamento da televisão, é esse ponto que vai garantir o melhor conforto visual e acústico no cômodo. O mais recomendado é posicioná-la a uma distância de pelo menos 80cm do sofá.
Em casos de sala pequena, considere diminuir o tamanho do monitor para garantir o equilíbrio no campo visual. A verdade é que: quanto maior for a tela, mais distante a TV deve ficar em relação aos sofás. Para complementar a dica para melhorar o clima de conforto no ambiente, invista em pisos mais quentes, como madeira ou laminado, e foque no projeto de iluminação.
Fazer uma boa escolha de cortinas e persianas também é muito importante, uma vez que favorece o conforto térmico na sala, garantindo o aconchego para o seu projeto. Prefira peças discretas e de cor neutra para não correr o risco de sobrecarregar o décor.
Para finalizar, não deixe de estudar muito antes de decidir sobre a sua sala. Normalmente, é na sala de estar que se recebe as visitas, sendo assim, inspire-se antes de decidir sobre a decoração da sua sala!
Quanto custa construir uma casa?
Verdade seja dita: construir uma casa não é barato. O valor total varia bastante de acordo com o tamanho do lote e do padrão de acabamento da obra. Em termos de custo-benefício, o investimento compensa (e muito). Isso porque, estamos falando de um bem durável, que vai agregar no seu patrimônio para o resto da vida. Sem dizer que, se por algum motivo futuramente você quiser se mudar, poderá alugar ou vender a moradia, muitas vezes com o valor bem superior ao investido.
Outro ponto é que, entre optar pela construção de uma casa ou comprar um imóvel pronto, construir, dependendo da sua expectativa, acaba saindo mais em conta. Até porque, não será necessário se preocupar com reformas, já que tudo estaria dentro do padrão desejado. Para calcular os custos em sua totalidade, é necessário considerar cada fase da obra, já mencionadas acima — estrutura, alvenaria, cobertura e acabamento — analisando gastos com os materiais acrescidos da mão de obra.
A palavra de ordem é custo-benefício, tanto na hora de encontrar bons fornecedores de materiais quanto para contratar os trabalhadores, mas fique atento porque muitas vezes o barato sai caro. Fato é: não adianta você gastar seu dinheiro com profissionais desqualificados ou material barato e acabar comprometendo o prazo de entrega ou o padrão da obra.
Equilibrar essas questões ajuda a planejar melhor o valor total do projeto sem se preocupar com retrabalho e deslizes no financeiro. Então já sabe: mais vale investir em bons profissionais e material de primeira linha do que ter prejuízo com reparos futuros logo após fazer a mudança.
Quais profissionais contratar para a construção de casa?
Eis um erro muito recorrente na construção de casa: as pessoas imaginam que vão economizar fazendo a obra por conta própria. Se a pessoa não entende de construção, o tiro pode sair pela culatra. Quem não conta com o trabalho dos arquitetos e engenheiros, por exemplo, acaba tendo que reformular os ambientes no futuro, assim que percebe que os espaços não foram bem planejados.
Do mesmo jeito, se você contratar pedreiros ruins por serem mais baratos, vai acabar tendo problema com o acabamento da obra, resultando numa qualidade ruim e sua insatisfação. Fora isso, tem outro fator de peso: a segurança. Esse é um ponto fundamental para qualquer construção. Você não vai querer colocar o seu imóvel em risco confiando em qualquer trabalhador, não é verdade?
Sempre acompanha a equipe que estiver trabalhando no projeto, desde o arquiteto até o pedreiro. Contratar bons prestadores de serviço faz toda a diferença, tanto nas especificações técnicas da obra quanto para evitar problemas que irão se destacar futuramente ou estourar o orçamento. Para ter sucesso na obra você precisa contar com a ajuda dos seguintes profissionais:
Arquiteto
O arquiteto tem a função de esboçar e planejar todo o projeto da obra, sempre sempre dando atenção a máxima funcionalidade dos ambientes e das instalações. Isso significa que, ao elaborar a planta da residência, o arquiteto vai pensar em cada detalhe para aproveitar melhor todos os espaços, conforto termoacústico e disposição de móveis. Esse profissional tem como responsabilidade:
elaborar a planta do projeto;
elaborar o projeto paisagístico;
orientar a escolha dos acabamentos.
Engenheiro
Enquanto o arquiteto é responsável pelo projeto da obra, o engenheiro civil tem a função de executar o projeto. Resumindo, ele é quem tira a casa do papel, acompanhando e gerenciando cada fase da construção. É função do engenheiro garantir a segurança do imóvel, avaliando o terreno, definindo o tipo de fundação e especificando o projeto elétrico e hidráulico da residência. Alguns serviços prestados pelo profissional:
analisar a topografia do terreno e as condições climáticas;
dimensionar toda a estrutura da obra;
acompanhar e supervisionar cada etapa.
Prestadores de serviço
Encanadores, eletricistas, pintores e pedreiros: todos esses profissionais são fundamentais para que sua obra flua sem problemas, seja na fase inicial, como também nos acabamentos. É comum se sentir um pouco perdido e sem saber ao certo quem contratar, sobretudo se não tiver referências.
Por isso nessa etapa é importante nessa etapa contar com um bom aplicativo de serviços, para encontrar os profissionais mais qualificados do mercado. Com um app confiável, você não terá problemas para realizar o contato com um profissional especializado. Tudo isso de um modo prático, rápido e ao alcance das suas mãos, utilizando seu próprio celular.
Por que comprar apenas materiais de boa qualidade?
Como já falamos por aqui, a escolha dos materiais da obra está diretamente relacionada com a qualidade do acabamento e a segurança do imóvel. Por esse motivo, é extremamente importante comprar apenas materiais de primeira linha, de lojas especializadas e com garantia de fábrica. Sabemos o quanto é importante economizar, mas reforçamos a necessidade de pensar no custo-benefício.
O ideal é pagar um pouco mais caro e ter certeza de que o material é durável e que corresponde às suas expectativas. Isso vale para tudo, desde o concreto e o tijolo utilizados nas etapas iniciais da obra até a tinta escolhida para o acabamento das paredes. Fique atento a cada detalhe, pois isso vai evitar aquele equívoco de que tratamos acima, sobre o barato que sai caro.
A melhor maneira de economizar na compra é pesquisando. Seja paciente, visite diversas lojas e não compre materiais por impulso, sem conhecer bem a marca e a quantidade que você deseja. Tenha uma lista criteriosa antes de ir às compras e esteja atento às promoções, afinal, muitas lojas oferecem descontos para casos de pagamento à vista ou se comprar uma quantidade significativa de material.
Lembre-se que os seus maiores aliados nessa hora são os profissionais que estarão trabalhando com você. Eles são especialistas na área e poderão te dizer as quantidades certas para evitar desperdício.
Para as pessoas que querem pechinchar ainda mais, aqui vai a dica valiosa e que talvez você não queira ouvir: jamais economize nos materiais, independente do que seja, pisos, revestimentos e tinta, e principalmente os itens para as fases estruturais da obra, como os componentes do projeto elétrico.
Se isso não for seguido à risca, você poderá colocar em risco a segurança da instalação. Caso você queira ou precise muito economizar na construção de casa, escolha a etapa da decoração. Nessa etapa, você encontra opções econômicas para mobiliar e decorar os ambientes.
Como comprar os materiais para construção de casa?
Ter em mãos uma lista de compras pode ajudar a evitar desperdícios na construção de casa. Sendo assim, a primeira coisa a fazer é sentar e criar a lista. Peça um direcionamento para o engenheiro e o arquiteto responsáveis pela obra para escolher as melhores marcas e calcular a quantidade certa de cada material.
Com a lista em mãos, já poderá partir para as lojas de materiais de construção, e não se esqueça de fazer aquela pesquisa que citamos no tópico anterior. Pesquisar em várias lojas ajuda muito a encontrar o melhor preço e boas condições de pagamento.
Na sequência vamos te passar uma lista básica para quem está começando a obra do zero, com os principais itens necessários para cada fase do projeto. Vale ressaltar que, conforme o padrão e o tamanho definidos para a obra, a lista vai ganhando corpo e dependendo das opções, mais elaborada.
Estrutura
Na primeira fase, a edificação começa a ser levantada. Você vai precisar basicamente de:
cimento;
concreto;
argamassa;
areia;
vergalhões;
pregos;
escoras e demais itens de estruturação.
Alvenaria
Na segunda etapa, as paredes dos cômodos começam a ser demarcadas. De modo geral será necessário:
blocos de concreto;
tijolos;
tubos de PVC;
quadros de distribuição;
caixas de luz;
argamassa para chapisco, emboço e reboco.
Cobertura
Já na cobertura, desenvolve-se o telhamento e o sistema de captação de água da residência. Será necessário comprar os itens básicos:
telhas;
madeira;
vigas;
calhas;
rufos;
caibros;
manta térmica;
caixa d’água.
Acabamento
Esse é o momento de caprichar na escolha dos itens que vão dar o seu estilo para o imóvel. É necessário, por exemplo, aprender como colocar pastilhas na parede ou como colocar rodapé para dar um destaque ao acabamento dos cômodos. Como são muitos detalhes, essa geralmente é a parte mais extensa da lista. Além de depender muito do que você deseja na casa, mas basicamente irá precisar de:
pisos;
pastilhas;
azulejos;
revestimentos para parede e forro;
tintas para pintura interna e externa;
portas e janelas;
bancadas;
louças sanitárias;
interruptores.
Interiores
Para finalizar e deixar tudo no melhor estilo e pronto para morar, será necessário incluir na sua lista também aqueles itens básicos de mobília e decoração, como:
armários planejados;
mobiliário para cada cômodo;
lâmpadas e luminárias;
peças decorativas a seu gosto.
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SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
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Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.
Durante o Think Beauty & Fashion, empresa apresentou principais tendências de Moda e Beleza, com base em pesquisas com consumidores e buscas no Google;
Cabelo é o aspecto da aparência de maior preocupação para os brasileiros, aponta pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise;
Bem-estar e propósito de marca estão entre os principais motivadores de compra.
O Brasil é o terceiro país que mais busca por Moda e Beleza no Google em todo o mundo, atrás apenas do Japão e dos Estados Unidos. E os brasileiros estão cada vez mais interessados em produtos de moda e beleza, o que faz as pesquisas sobre o assunto no Google subirem, em média, 7% e 14% ao ano, respectivamente. Esses são alguns dos dados apresentados nesta terça-feira durante o evento Think Beauty & Fashion, realizado no escritório do Google em São Paulo.
Na ocasião, o Google apresentou dados inéditos de uma pesquisa on-line com mil consumidores¹ sobre hábitos de consumo de moda, e outra encomendada pela empresa à Offerwise com 2 mil brasileiros² apontando as principais tendências do segmento de Beleza. Ambos os estudos mostram que a maioria dos brasileiros pretende manter ou aumentar as compras desses produtos ao longo dos próximos 12 meses: essa é a intenção de 68% dos entrevistados no caso de moda e 83% no caso de produtos de beleza.
As pesquisas traçam um perfil de consumidor cada vez mais consciente, com preferência por produtos que ofereçam bem-estar e marcas com propósito alinhado com seus valores pessoais. Quase sete em cada dez brasileiros (67%) afirmam que utilizam produtos de beleza para se sentir bem, independente da opinião dos outros². Além disso, ao considerar a compra de um produto, 17% dos consumidores de beleza² e 7% de moda¹ afirmaram levar em conta o fato da marca ter um propósito alinhado com os seus.
“Os consumidores estão cada vez mais buscando produtos que os façam não apenas parecer bem, mas também se sentir bem. Eles desejam que as marcas tenham uma história além de seus produtos e que mostrem credibilidade, ou seja, que não apresentem um discurso apenas da boca para fora”, afirma Farouk Azanki, head de negócios para o segmento de Beleza do Google Brasil. “São consumidores que priorizam produtos que os façam se sentir bem e expressar seu eu autêntico, em vez de aderir a ideais culturais padronizados”, complementou o executivo.
Cuidar dos Cabelos é a maior preocupação
A pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise² mostra que os cabelos são a maior preocupação dos brasileiros quando se trata de cuidados com a beleza. O ítem é o principal ponto de identificação dos consumidores com o tema ‘beleza’, segundo a pesquisa, sendo citado por 44% dos entrevistados; ficando à frente de perfume (27%), pele (20%) e maquiagem (9%).
Os produtos para cuidados capilares também são os que entram com mais frequência nas cestas de compra no segmento de beleza. Quase oito em cada dez brasileiros (78%) disseram que adquirem pelo menos um item para os cabelos todos os meses; à frente de produtos para cuidados com a pele do corpo (65%), rosto (62%), maquiagem (50%) e perfume (47%).
Consumidor se inspira em influenciadores
O consumidor brasileiro está mais confiante na decisão de compra, já que está pesquisando mais, acessando mais canais e buscando inspiração em influenciadores digitais nos quais confia. E é nesse momento da jornada que a Busca do Google e o YouTube se destacam como os principais canais onde consumidores buscam informações e experiências para entender melhor sobre produtos e marcas.
Conforme a pesquisa encomendada à Offerwise², 67% dos brasileiros buscam na internet informações sobre produtos de beleza. A Busca do Google é o principal ponto de contato, com 91%, seguido do YouTube, com 73%. De acordo com dados internos do Google, a maior parte dessas pesquisas estão relacionadas à busca de ‘inspirações’ para produtos da categoria.
O papel dos influenciadores na decisão de compra dos brasileiros é reforçado por outros dados apresentados pela empresa: quatro entre as dez marcas de maquiagem mais procuradas nas plataformas do Google são de influenciadoras e são as marcas que mais crescem em interesse (dados internos). Já outra pesquisa³ proprietária da empresa mostrou que 76% dos consumidores de beleza declaram ter comprado seus produtos nos últimos 12 meses com marcas de influenciadores.
“Para o universo da beleza, o YouTube ajuda a criar identificação e comunidades. Atrai consumidores de todos os perfis, muitas vezes saindo do óbvio, como mulheres que buscam cuidar e conhecer produtos e tecnologias para cuidar dos cabelos”, destaca Carolina Soares, líder de insights para o segmento de Moda e Beleza do Google Brasil.
Metodologia
Durante o evento, o Google apresentou diferentes estudos para mostrar a percepção do brasileiro sobre Moda e Beleza e qual tem sido o papel do Google durante a jornada de compra dos consumidores. Confira, abaixo, os detalhes das metodologias dos estudos citados
¹ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de moda nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 19 e 21 de maio de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
² Fonte: “Marketing Insights – Beauty”, Brasil – Estudo encomendado pelo Google e realizado pela Offerwise, 2023 – estudo ouviu 2 mil brasileiros (homens e mulheres) acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 24 e 30 de abril de 2023, por meio de questionários on-line.
³ Fonte: Pesquisa proprietária do Google, com 1.000 brasileiros (homens e mulheres) maiores de 18 anos, acima de 18 anos, de todas as classes sociais,, que tenham comprado pelo menos um produto da categoria de beleza nos últimos 6 meses. As entrevistas foram realizadas entre 25 e 28 de janeiro de 2023, por meio de questionários on-line pela plataforma Google Survey.
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
Ana Assis Visagista internacional, certificada pelo método Claude Juillard, Faceteller e Hair Designer pelas academias Europeias, Llongueras, Tony & Guy, Vidal Sassoon
SEO é o acrônimo em inglês de “otimização de mecanismos de pesquisa” ou “otimizador de mecanismos de pesquisa”. A contratação de um SEO é uma decisão importante que pode aperfeiçoar seu site e poupar tempo, mas você também corre o risco de prejudicar seu site e sua reputação. Pesquise as possíveis vantagens, bem como os danos que uma otimização feita de forma irresponsável pode causar ao site. Muitos SEOs e outros consultores e agências oferecem serviços úteis para proprietários de sites, incluindo:
análise do conteúdo ou da estrutura do site;
Consultoria técnica sobre desenvolvimento de sites: por exemplo, hospedagem, redirecionamentos, páginas de erro, uso do JavaScript
Desenvolvimento de conteúdo
Gerenciamento de campanhas de desenvolvimento de negócios on-line
Pesquisa de palavras-chave
treinamento de SEO;
experiência em regiões e mercados específicos.
Anunciar no Google não tem qualquer influência na presença do site nos nossos resultados da pesquisa. O Google nunca aceita dinheiro para incluir ou classificar sites neles. Não há custos para aparecer nos nossos resultados da pesquisa orgânica. Recursos como o Search Console, o blog oficial da Central da Pesquisa Google e o fórum de discussão têm muitas informações sobre como otimizar o site para a pesquisa orgânica.
Primeiros passos com o SEO
Se você administra uma pequena empresa local, provavelmente pode fazer boa parte disso por conta própria. Veja algumas sugestões de recursos:
Confira nossa série de vídeos sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO pode fazer por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer esses métodos. Assim, você pode identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.
Vai levar um tempo para você ver os resultados: normalmente, são de quatro meses a um ano desde início das mudanças até começar a ver os benefícios.
Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.
Como escolher um SEO
Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Assim, você e seu SEO podem criar um site adaptado aos mecanismos de pesquisa desde o início. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site estabelecido.
É importante manter o compromisso de implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Se você não se dispõe a fazer as mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
Entreviste o SEO em potencial. Veja algumas perguntas úteis:
Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
Você segue os Fundamentos da Pesquisa Google?
Você oferece algum serviço ou consultoria de marketing digital para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
Que tipo de resultados você espera ver e em quanto tempo? Como você mede o sucesso?
Qual é sua experiência no meu setor?
Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
Há quanto tempo você está no mercado?
Como vai ser nossa comunicação? Você vai me comunicar sobre todas as alterações feitas no meu site, com informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiver, encontre alguém que esteja. O SEO deve fazer perguntas como estas:
O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
Quem são seus clientes?
Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
Quais outros canais de publicidade você usa?
Quem são seus concorrentes?
Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e gerava resultados positivos.
Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que o profissional acha que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. Nesse estágio, não autorize o acesso de gravação. Seu SEO em potencial deve ser capaz de dar estimativas realistas de melhorias e do trabalho envolvido. Se ele garantir que as mudanças vão colocar sua empresa no primeiro lugar dos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
Decida se você quer contratar.
Precauções
Em geral, os SEOs oferecem serviços valiosos aos clientes, mas alguns deles prejudicam o setor com práticas de marketing exageradamente agressivas e tentativas de manipular de maneira inadequada os resultados dos mecanismos de pesquisa. Práticas que violam nossas políticas de spam podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.
Quando o SEO apresentar recomendações para o site, peça que ele comprove essas indicações com uma fonte confiável, como uma página de ajuda do Search Console, uma entrada no blog da Central da Pesquisa Google ou uma resposta sancionada pelo Google no fórum.
Veja alguns aspectos a serem considerados:
Um golpe comum é a criação de domínios “de fachada”, que encaminham os usuários para um site usando redirecionamentos fraudulentos. Os domínios de fachada normalmente pertencem a um SEO que alega trabalhar em nome de um cliente. No entanto, se o relacionamento não vinga, o SEO pode apontar o domínio para outro site ou até mesmo para o domínio de um concorrente. Quando isso acontece, o cliente acaba pagando para desenvolver um site concorrente que pertence ao SEO.
Outra prática ilícita é colocar doorways carregadas de palavras-chave em algum lugar do site do cliente. O SEO promete que isso torna a página mais relevante para um maior número de consultas. Essa afirmação é inerentemente falsa, já que é raro uma única página ser relevante para várias palavras-chave. Pior ainda é que essas doorways frequentemente contêm links ocultos que levam também a outros clientes do SEO. Essas doorways dissipam a popularidade dos links de um site e encaminham para o SEO e outros clientes dele, que podem ter sites com conteúdo ilegal ou ofensivo.
Por fim, evite qualquer envolvimento com esquemas de links, como a compra de links de outros sites para aumentar sua classificação. Isso vai contra as políticas de spam do Google e pode resultar em uma ação manual contra alguns ou todos os seus sites, o quevai afetar negativamente sua classificação.
Caso acredite que um SEO enganou você, denuncie o fato.
Nos Estados Unidos, a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) cuida das queixas relacionadas a práticas comerciais enganosas ou ilegais. Para fazer uma denúncia, acesse: https://www.ftc.gov/ (site em inglês) e clique em “File a Complaint Online” (Registrar uma denúncia on-line), ligue para 1-877-FTC-HELP ou escreva para este endereço:
Federal Trade Commission
CRC-240
Washington, D.C. 20580
Caso sua denúncia seja contra uma empresa em outro país, registre em https://www.econsumer.gov/(indisponível em português).
Diretrizes úteis
Tenha cuidado com firmas de SEO e consultores ou agências na Web que enviam e-mails inesperados.Pode parecer incrível, mas nós também recebemos este tipo de spam:
“Olá, google.com.br,
visitei seu site e notei que você não aparece na maioria dos principais diretórios e mecanismos de pesquisa…”
Se você receber e-mails não solicitados sobre mecanismos de pesquisa, encare isso com o mesmo ceticismo que teria em relação a remédios para emagrecer que “queimam a gordura enquanto você dorme” ou pedidos de ajuda para transferir o dinheiro de ditadores depostos.
Ninguém pode garantir a classificação em primeiro lugar no Google.Cuidado com os SEOs que dizem garantir sua classificação ou ter um “relacionamento privilegiado” com o Google ou que anunciam um “envio prioritário” para o Google. Não existe envio prioritário para o Google. Na verdade, a única maneira de enviar um site diretamente ao Google é na Ferramenta de inspeção de URL ou enviando um Sitemap. É possível fazer isso por conta própria.
Tome cuidado se uma empresa tiver muitos segredos ou não explicar claramente o que pretende.Se algo não estiver claro, peça explicações. Se um SEO criar um conteúdo fraudulento ou enganoso em seu nome, como doorways ou domínios “descartáveis”, seu site pode ser removido do índice do Google. Em última análise, você é responsável pelas ações das empresas que contratar. Por isso, é melhor ver exatamente como elas pretendem “ajudar” você. Se um SEO tiver acesso ao FTP do seu servidor, ele precisa explicar todas as alterações que estão sendo feitas no seu site.
Você não deve ter links para um SEO.Evite SEOs que falam sobre esquemas de popularidade de links ou que enviam seu site para milhares de mecanismos de pesquisa. Normalmente, essas ações são inúteis e não afetam sua classificação nos resultados dos principais mecanismos de pesquisa (não de uma forma que você consideraria positiva).
Escolha com cuidado.Em caso de dúvida em relação a determinado SEO, pesquise o mercado. Evidentemente, você pode fazer isso no Google. Embora o Google não comente sobre empresas específicas, encontramos firmas que se autodenominam SEOs e adotam práticas que obviamente ultrapassam o comportamento profissional aceitável. Tome cuidado.
Tente entender para onde o dinheiro está indo.O Google nunca vende as melhores classificações nos resultados de pesquisa, mas existem vários mecanismos de pesquisa que combinam os resultados normais com resultados pagos por clique ou por inclusão. Alguns SEOs prometem um lugar nas primeiras posições dos mecanismos de pesquisa, mas, na verdade, você vai aparecer na seção de anúncios, e não nos resultados orgânicos. Alguns SEOs chegam até a mudar o valor dos lances em tempo real para criar a ilusão de que “controlam” outros mecanismos de pesquisa e que podem escolher onde querem aparecer. Esse golpe não funciona com o Google, porque nossos anúncios são identificados de maneira clara e ficam separados dos nossos resultados de pesquisa. Mesmo assim, pergunte ao seu SEO em potencial quais taxas se destinam à inclusão permanente e quais se destinam a anúncios temporários.
No que mais devo prestar atenção?Veja alguns sinais de alerta. Esta não é uma lista completa, por isso, em caso de dúvida, siga seu instinto. Talvez você esteja lidando com um SEO desonesto se ele oferecer alguma das seguintes opções:
Tiver domínios de fachada.
Colocar links para outros clientes nas doorways.
Oferecer a venda de palavras-chave na barra de endereços.
Não distinguir entre resultados de pesquisa verdadeiros e anúncios exibidos nos resultados de pesquisa.
Garantir a classificação, mas somente para frases de palavras-chave longas e obscuras, que você usaria de qualquer forma.
Utilizar diversos e-mails alternatlivos (aliases) ou informações do WHOIS falsas.
Receber tráfego de “falsos” mecanismos de pesquisa, spyware ou scumware.
Tiver domínios removidos do índice do Google ou não for listado no Google.