GLAUCO DINIZ DUARTE – Os benefícios e vantagens da placa solar chinesa
O investimento com meios alternativos de captação de energia elétrica tem movimentado o mercado de placa solar pelo mundo.
No Brasil adquirir uma placa solar fotovoltaica está na faixa de R$ 500,00 a R$ 2.500,00.
Um custo muito elevado para a maioria dos brasileiros.
Por essas e outras razões, com a crise mundial, os consumidores tem optado pela placa solar chinesa.
Empresas especializadas na instalação de placas solares em residências e condomínios trabalham com o fornecimento do fabricante Yingli Solar, uma das maiores da China.
As placas solares chinesas estão divididas em monocristalinas ou policristalinas e em séries especiais para residência, comércio ou usinas.
São fabricadas em alta tecnologia e vendidas por preços acessíveis.
Entenda sobre as placas solares
As placas ou painéis solares são dispositivos utilizados para converter a energia da luz do sol em energia elétrica.
A composição é simples, consiste de células fotovoltaicas capazes de ter sensibilidade de absorver a energia e gerar eletricidade em duas camadas opostas.
Essas células são compostas por silício cristalino e arsenito de gálio.
São uma ótima alternativa para a geração de energia limpa, assim como a eólica. Porém, os custos de investimento são altos.
O poder de energia gerada pela placa solar não é muito elevada, porém ajuda nos custos da casa.
Por exemplo, uma placa de 45W que recebe insolação diária de 11 horas por dia é capaz de manter uma lâmpada fluorescente de 9W ligada durante 12 horas ou uma televisão de 12V funcionando por 06 horas.
Caso o consumidor instale duas placas de 45W essa geração é superior e é possível fornecer energia para iluminação, televisão e rádio simultaneamente.
Com quatro placas (180W) mantêm-se uma geladeira ligada.
Com cinco placas (225W) um posto de saúde em localidade rural pode funcionar perfeitamente durante o dia com iluminação suficiente.