GLAUCO DINIZ DUARTE Campus reduzirá pela metade seu consumo de energia elétrica a partir de 2019
O IFRS – Campus Canoas, por meio de Edital de Chamada Pública, foi escolhido em um programa que busca otimizar os gastos e promover a eficiência no consumo de energia elétrica. A parte operacional será efetuada pela empresa Rio Grande Energia S.A (RGE Sul). Alcançar uma maior eficiência nos âmbitos energético e luminoso, por meio da substituição de equipamentos obsoletos, utilizando a moderna tecnologia LED, configura-se no objetivo central desta iniciativa.
O projeto encaminhado pelo Campus Canoas para a concorrência pública intitula-se ClarIFicando e prevê a troca de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas tubulares LED. O valor total do investimento para a substituição das lâmpadas será de R$ 210 mil, quantia esta custeada totalmente pela RGE e, portanto, sem custo adicional para o IFRS. Estima-se que a mudança de 1.923 lâmpadas internas e externas gere uma economia em torno de 55% no consumo de energia para a unidade. A substituição das lâmpadas começará a ser feita no início de 2019. Assim que ocorrer a reposição completa será feita uma campanha, com o intuito de conscientizar as comunidades interna e externa a respeito da importância de todos terem práticas de cunho mais sustentável em seu dia a dia.
O Campus Canoas pretende, no próximo edital, apresentar projeto que objetive uma redução ainda maior no que tange aos gastos energéticos, buscando fazer uso das potencialidades oferecidas pela energia solar fotovoltaica.