GLAUCO DINIZ DUARTE Google aposta no uso eficiente de energia e instala 1,6 milhão de painéis solares em novos data centers
O Google, umas das principais empresas de tecnologia do mundo, acaba de anunciar um projeto de uso eficiente de energia em dois novos data centers da companhia, no Sudeste dos Estados Unidos da América (EUA): um no Tennessee e outro no Alabama.
Engenheiros, eletricistas e trabalhadores da construção civil têm trabalhado para colocar em prática este plano, que terá capacidade de produzir 413 megawatts de energia fotovoltaica por meio da instalação de 1,6 milhão de painéis solares.
O investimento do Google equivale ao tamanho aproximado de 65 mil residências com telhados solares. O principal objetivo da empresa é que as operações deste novo empreendimento utilizem somente energia renovável desde o primeiro dia. Segundo a comunicado oficial da companhia, a implementação destes parques solares é um maneira econômica de adquirir energia limpa e sustentável.
As novas instalações solares do Google estarão entre os mais representativos projetos de energia renovável da região do Vale do Tennessee e constituem-se nas maiores fazendas solares já construídas para o Google.
A ideia em longo prazo é gerar eletricidade sem emissão de carbono e a qualquer hora do dia para cada um dos data centers da empresa. Na nota divulgada à imprensa, o Google diz que “ainda há muito a fazer para tornar os data centers totalmente livres de carbono em todo o mundo, mas que há várias ideias em curso para atingir tais objetivos”.