A luz do sol, ao incidir sobre as placas solares, é captada e convertida em eletricidade através do efeito fotovoltaico.
Em sua maioria, as células que compõe os módulos são feitas de silício cristalino. Existem no mercado dois tipos principais: as células de silício policristalino e monocristalino.
Detalhamos os principais tipos de células fotovoltaica neste artigo.
O silício em sua forma bruta é facilmente encontrado na natureza, porém a maior parte do custo de uma célula fotovoltaica é devido ao processo de purificação do mesmo.
Obs.: para inserir legendas em português no vídeo, basta clicar na engrenagem no canto inferior direito do vídeo, selecionar legendas/cc, traduzir automaticamente e, em seguida, selecionar o português.
Estrutura de fixação dos módulos
Para que os módulos sejam fixados de forma segura e confiável, devem ser utilizadas estruturas apropriadas.
São produzidas em aço galvanizado ou alumínio, que conferem grande resistência à ação do tempo e resistência mecânica contra cargas de vento que possam incidir sobre os módulos durante a sua operação.
Inversor
Após a geração de corrente elétrica pelos módulos fotovoltaicos, a corrente flui em direção ao inversor de frequência, que é responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada.
A corrente alternada é a corrente utilizada por nossos equipamentos eletroeletrônicos.
O inversor, como pode ser visto na imagem abaixo, é conectado à rede elétrica da residência através da sua ligação diretamente no quadro de distribuição, adequando-se aos parâmetros de tensão e frequência fornecidos pela concessionária e que serão os mesmos utilizados pelos equipamentos elétricos e eletrônicos.
Simplificando, funciona como um adaptador de energia para o sistema fotovoltaico.
Na prática, não haverá nenhum impacto durante a utilização de seus eletroeletrônicos.
Além disso, otimiza e monitora a energia produzida, auxiliando na segurança de todo o sistema.
Caixas de Proteção e Seccionamento Elétricos
Os dispositivos de proteção são indispensáveis à uma boa instalação do seu sistema solar fotovoltaico, pois:
Conferem proteção contra surtos elétricos provenientes de descargas atmosféricas (raios) ou da rede elétrica, protegendo os equipamentos elétricos da residência;
Possibilitam a desconexão do gerador fotovoltaico da rede elétrica, caso seja necessária a manutenção no sistema ou como prevenção contra eventualidades;
Protegem os módulos fotovoltaicos
São compostos por fusíveis, dispositivos de proteção contra surtos elétricos (comumente denominados DPSs) e as chaves seccionadoras.
Conexão do Sistema Solar Fotovoltaico à Rede Elétrica
Após a instalação do seu sistema fotovoltaico utilizando os componentes acima citados, o relógio medidor de energia deverá ser trocado por um bidirecional.
O relógio bidirecional irá realizar a medição de energia consumida da rede elétrica em momentos de baixa geração solar, como por exemplo à noite, e medirá o excedente não consumido injetada na rede em momentos de geração superior ao consumo.