Glauco Diniz Duarte Grupo GD – eolica e energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o parque da Renova Energia, braço de energia renovável da Cemig, vai produzir 26,4 megawatts destinados ao mercado livre
A Renova Energia, empresa de ge -ração de energia renovável do grupo Cemig, irá construir o primeiro complexo híbrido de energias solar e eólica do Brasil com energia que será destinada ao mercado livre.
O projeto, a ser localizado na região de Caetité, na Bahia, terá 26,4 megawatts (MW) de potência instalada, sendo 21,6 MW de eólica e 4,8 MW picos de energia solar fotovoltaica, com capacidade de geração de 12 MW médios – energia equivalente ao consumo de uma cidade com 130 mil pessoas.
As obras terão início ainda neste ano e a duração prevista é de 12 meses para o parque solar e de 18 meses para o complexo eólico. A Renova conseguiu financiamento de até R$ 108 milhões com a Finep (agência de fomento à inovação vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação). O empreendimento foi enquadrado pela Finep na linha “Inovação Pioneira”, que conta com taxa de juros de 3,5 ao ano ao ano e prazo de amortização de dez anos (incluindo a carência).
“A complementaridade técnica aplicada nesse projeto foi fator primordial para a sua viabilização, uma vez que uma planta de energia solar, sozinha, ainda é financeiramente inviável no Brasil”, disse o diretor-presidente da Renova, Mathias Becker, em nota.
Criada em 2001, ageradoraéfo-cada em energia elétrica renovável, especialmente nas matrizes eólicas, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e solar. Seu principal negócio está na geração eólica – possui o maior complexo da América Latina, com 14 parques eólicos com 184 aerogeradores e 293,6MW de capacidade instalada, o Alto Sertão I, instalado no sudoeste da Bahia, nos municípios de Caetité, Guanambi e Igaporã.