Glauco Diniz Duarte Grupo GD – o q é energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, energia solar é um termo empregado para se referir ao tipo de fonte de energia renovável que vem do sol. É considerada uma forma de obtenção de luz limpa e que não ocasiona danos ao meio ambiente. Diz-se também que é uma das fontes de energia mais baratas.
Para utilizar a energia solar é necessário captar a luz por meio de raios infravermelhos e ultravioletas para poder transformá-los em energia elétrica ou térmica. Entre as várias tecnologias existentes, utilizam-se da energia solar os seguintes campos:
Aquecimento solar – Empregado para o aquecimento de água para piscinas, banho e alguns processos industriais;
Energia solar fotovoltaica – Trata-se da tecnologia que realiza a conversão direta da luz em eletricidade;
Fotossíntese artificial – Imita o procedimento natural de fotossíntese das plantas.
Estima-se que a Terra receba cerca de 1.410 W/m² de energia através do movimento de translação realizado em volta do Sol. A parte da luz que atinge a atmosfera terrestre é utilizada pelas plantas no processo de fotossíntese. Por outro lado, pequena parte da energia solar disponibilizada é utilizada. Além dela, existem outros recursos naturais empregados: biomassa, hidroeletricidade, energia das ondas e eólica.
Energia solar residencial
Trata-se do tipo de energia que utiliza o Efeito Fotovoltaico, por meio de célula fotovoltaica com um dispositivo confeccionado com material semicondutor como, por exemplo, o sílico cristalino.
Através dela é possível alimentar vários aparelhos e gerar energia tanto para as residências particulares como para as indústrias. O aproveitamento deste modelo energético é feito por meio de um painel solar geralmente conectado a outro para formar o chamado sistema solar fotovoltaico, o qual é geralmente composto por painéis e inversores solares, cabeamentos, sistema de fixação das placas solares, conectores, entre outros.
A energia solar térmica é um meio alternativo de aproveitar a energia solar para o uso doméstico ou industrial. Além disso, pode-se utilizar a energia solar em apartamento e edifícios comerciais. A aplicação de tecnologia de energia solar em ar condicionado é possível, mas por enquanto é uma alternativa cara, tendo em vista que é necessário utilizar muitas placas solares e baterias.
Vantagens e desvantagens da energia solar
A energia solar tem sido cada vez mais utilizada, e com isso já é possível observar algumas vantagens e desvantagens. Os pontos que lhe são favoráveis dizem respeito à não poluição, menor quantidade de manutenção de suas centrais, maior potência dos painéis solares e consequente redução do seu preço. É ainda uma excelente alternativa de geração de energia em lugares de difícil acesso ou remotos.
Por outro lado, as principais desvantagens são as seguintes: não há como produzir energia à noite, variação de produção de acordo com o clima e temperatura de uma região, formas de armazenamento de energia pouco eficientes, pequeno rendimento dos painéis solares (algo em torno de 25%).
A energia solar na Alemanha tem registrado significativo aumento, a ponto dos germânicos serem chamados de país do sol nascente. Já a energia solar no Brasil deve integrar a lista dos 20 maiores geradores a partir de 2018.