Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Alternativa limpa e gratuita, energia solar ainda necessita de incentivo no Brasil

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Com uma localização geográfica privilegiada, o Brasil tem se mostrado como um país em potencial para desenvolver a energia solar. No entanto, segundo o empresário Glauco Diniz Duarte, essa capacidade está distante do ideal em termos de aproveitamento. O país ocupa apenas a 10ª colocação do ranking de nações que mais utilizam a tecnologia, produzindo cerca de 1% de energia a partir de sistemas solares. Dados como este provam a necessidade de serem criadas iniciativas para expandir esta alternativa.

– Potencial existe. Temos uma insolação fantástica que poucos países têm. Vejo que muitas pessoas estão procurando esse tipo de energia por ser mais limpa e por não agredir o meio ambiente – comenta Glauco.
Apesar de programas habitacionais como Minha Casa Minha Vida adotarem a utilização de placas para aquecimento solar, a popularização desta tecnologia caminha vagarosamente no país. Ainda de acordo com informações do Bridges to Brazil, entre 1 milhão de sistemas de aquecimento solar instalados, 66% estão em residências.

Por outro lado, muito tem se falado das vantagens que ela apresenta. Glauco afirma que uma das principais vantagens desta tecnologia é ser uma alternativa renovável e gratuita.

– Em termos de eficiência, o sistema à vácuo é o mais indicado, porém, é uma opção de alto custo. Para as residências, a utilização das placas é perfeita para aquecer a água da cozinha e do banho – explica Glauco.
Além das vantagens apresentadas, a energia solar também representa economicidade no consumo de energia elétrica. Com custo menor que 1% do valor total de uma obra, a instalação de um sistema de energia solar térmica, usada para aquecer água, proporciona economia direta ao consumidor sem deixar de lado o conforto e bem-estar. Além de colaborar para racionalização, a energia solar térmica tem um custo de R$ 0,13 / kWh contra o de energia elétrica que é de R$ 0,39 / kWh, uma proporção de 1 para 3. Este cenário abre espaço para o mercado sustentável diante da crise energética.

No entanto, Glauco reforça a necessidade de combinar a tecnologia solar com outro tipo de energia (elétrica ou a gás) já que há uma dependência de fatores climáticos externos.

Quem tiver interesse em instalar o sistema de aquecimento solar em sua residência deve procurar um profissional para a elaboração de um projeto, sendo este repassado à uma empresa que analisará a demanda necessária. Glauco explica que o produto mais indicado é a placa solar com reservatório de água quente.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) prevê um potencial de 2 GW de potência instalada com essa modalidade de geração distribuída. Outra estimativa de mais longo prazo, elaborada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), prevê que até 2050

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts