Glauco Diniz Duarte Grupo GD – porque devemos economizar energia
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o nosso dia a dia é tão corrido que, muitas vezes, nem nos damos conta do valor da nossa conta de energia elétrica. Dessa forma, não paramos para analisar o quanto estamos consumindo e quais são as atitudes que devemos tomar para gastar menos (se for o caso) e, assim, contribuir – também – com a sustentabilidade.
Saiba que pequenas mudanças de atitude ajudam a economizar energia elétrica e a poupar o nosso bolso no final do mês.
Confira e compartilhe com os amigos!
Acerte nos eletrodomésticos
Escolha sempre os produtos com o selo do Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Eles podem até custar um pouco mais na hora da compra, mas, dessa forma, você evita problemas e gastos futuros com a energia.
Escolha lâmpadas de LED
Elas iluminam como uma lâmpada convencional, só que gastam até 80% menos de energia. Além disso, as lâmpadas de LED duram mais e não esquentam o ambiente.
Aproveite a iluminação natural
Se você está reformando a casa ou planeja essa mudança, considere instalar blocos de vidro ou telhas transparentes em pontos estratégicos do lar. Eles podem proporcionar até 80% mais iluminação natural para o ambiente, economizando luz.
Na dúvida, vá de branco
Outra dica para adiar a hora de acender as luzes de casa é optar por cortinas brancas e paredes claras. Isso contribui com a passagem natural da luz. As cores claras a refletem e espalham por todo o ambiente.
Menos tempo no banho
Não dá para fugir dessa dica. Faça um esforço e tome banhos de, no máximo, 10 minutos. E se, por acaso, o chuveiro queimar, não faça remendos. Além de perigoso, essas gambiarras consomem mais energia. A melhor solução é comprar uma resistência nova.
Mantenha a geladeira fechada…
… o máximo de tempo possível. Quanto mais tempo aberta, mais o ar frio sai e mais o motor tem que trabalhar para esfriá-la novamente.
Acumule roupa
Não se incomode com a pilha que acumula na lavanderia. Pelo bem do planeta e do seu bolso, é melhor acumular roupas – tanto para lavar, quanto para passar. A máquina de lavar e o ferro de passar consomem muita energia. Por isso, procure usá-los quando tiver roupas suficientes para encher a máquina. Uma boa ideia é deixar as roupas mais leves, que precisam de menos calor do ferro de passar, por último, assim é possível passá-las com ele desligado, mas ainda quente.
Otimize o ar-condicionado
Quando ele estiver ligado, as portas devem estar fechadas, você já sabe. Outra dica é desligar o aparelho antes de ir embora, pois o ambiente continuará refrigerado por mais alguns minutos.
Essas dicas não são difíceis de serem colocadas em prática, são? Vale a pena o esforço para o bem do meio ambiente e também para a sua economia doméstica.