Glauco Diniz Duarte Grupo GD – fotovoltaica e energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, quase tudo em nossas casas depende da eletricidade. Assim, a conta de energia elétrica acaba consumindo uma boa parcela do orçamento mensal. Uma alternativa viável para diminuir a conta de luz é a energia solar fotovoltaica.
A energia solar fotovoltaica é uma fonte de energia renovável, capaz de propiciar uma economia de até 95% na conta de luz. Mesmo com a popularização dessa forma de energia, ainda existem muitas dúvidas em torno de seu funcionamento. Um erro comum é confundi-la com o aquecimento solar. Neste texto, você entenderá as principais diferenças entre esses dois sistemas e o seu funcionamento.
Aquecimento Solar
O aquecedor solar é um sistema composto basicamente por um captador solar e um reservatório térmico. Ele tem a função de esquentar a água que você utiliza em casa. Esse aquecimento ocorre de forma simples. A água fria que sai da caixa d’água é levada por uma tubulação até o boiler. Então, ela é levada para o coletor solar que absorve a radiação térmica do Sol — o calor — e aquece a água. Já quente, a água volta ao reservatório térmico, onde fica até o momento da utilização.
Nos aquecedores convencionais a água circula por um sistema de termossifão. Isso quer dizer que, como a parte aquecida da água é menos densa, ela é facilmente empurrada pela fria, promovendo a circulação.
Tipos de aquecedores solares
Coletor solar
Esse é o modelo mais comum, recomendado para aquecimento de água para locais sem problemas com área limitada no telhado.
Micro tubos de plástico
Modelo indicado para aquecimento de piscinas, pois não possui partes de cobre sujeitas a corrosão pelo cloro presente na água da piscina.
Tubo vácuo
O aquecedor com tubo vácuo possui maior eficiência e por conta desse fator ocupa menos área em comparação aos demais modelos.
Garrafas PET
Modelo econômico com baixa custo e baixa eficiência.
Energia solar fotovoltaica
Já a energia solar fotovoltaica, consiste na conversão da energia solar diretamente para energia elétrica. Para que isso seja possível, os módulos fotovoltaicos convertem a energia dos fótons da luz do Sol. Equipamentos em forma de painéis são compostos por células fotovoltaicas, onde a energia radiante solar é convertida em energia elétrica.
A energia nos painéis está em corrente contínua e flui para o inversor que a transforma em corrente alternada, que é a forma ideal para ser usada. Quando houver consumo, a energia gerada será enviada para os eletrodomésticos que consomem energia passando pelo quadro de distribuição.
Quando não houver, a energia excedente irá para a rede da concessionária de energia, passando por um relógio que registra a energia que entra e a que sai da unidade consumidora. Assim, a energia excedente é calculada e transformada em créditos. Tais créditos poderão ser utilizados quando o sistema não estiver gerando energia ou quando a energia gerada não der conta do consumo da residência. Veja em mais detalhes os equipamentos que compõem o sistema fotovoltaico.
Aquecimento solar versus energia solar fotovoltaica
É importante saber que a primeira diferença entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica é a aplicação de cada uma. Enquanto o aquecimento solar é focado exclusivamente no aquecimento da água, o sistema fotovoltaico produz energia para todos os equipamentos e funcionalidades que dependem de eletricidade na sua casa. Incluindo, água aquecida.
Há também diferenciação na instalação dos equipamentos: para aquecedores solares ela é hidráulica, já que o sistema se dá pela passagem da água em tubulações. Já para produção de energia solar fotovoltaica a instalação é somente elétrica.
Para o aquecimento solar, a captação de raios solares é feita por coletores solares, enquanto para a geração de energia fotovoltaica, são os módulos fotovoltaicos que fazem isso.